logo

15/4/2023 09:53

Corinthians x Cruzeiro: do campo à gestão, Ronaldo, Paulo André e Elias revivem raiz da parceria

Trio jogou junto no Timão, há mais de 13 anos, e agora trabalha junto nos bastidores de Cruzeiro e Valladolid, clubes que são administrados pela empresa de Fenômeno

Corinthians x Cruzeiro: do campo à gestão, Ronaldo, Paulo André e Elias revivem raiz da parceria
O Cruzeiro abre seu caminho de retorno à Série A do Brasileiro diante do Corinthians. O jogo de domingo, na Neo Química Arena, às 16h (de Brasília), será um dos grandes clássicos da primeira rodada e marcará o reencontro de profissionais que se aproximaram no clube paulista e que, hoje, trilham caminho na gestão cruzeirense: Ronaldo, Paulo André e Elias.

O primeiro a chegar ao Corinthians como jogador foi Elias. Em 2008, aos 23 anos, foi contratado pelo clube após se destacar na Ponte Preta. Comandado por Mano Menezes, foi também um dos principais nomes na conquista da Série B daquele ano.

Logo após o título, o clube iniciou o processo de reafirmação no cenário do futebol brasileiro. O projeto era ambicioso, e a contratação de Ronaldo foi a confirmação disso. Foi apresentado em dezembro daquele ano, para oito mil pessoas, no Parque São Jorge. Era o retorno de Fenômeno ao Brasil, 15 anos após deixar o Cruzeiro como promessa e conquistar, no período, títulos importantes na Europa e o pentacampeonato do mundo, com a seleção brasileira.

No meio de 2009, quando o Corinthians já havia conquistado o Paulistão e a Copa do Brasil com Ronaldo em destaque, o clube buscou Paulo André no Le Mans, da França. Chegou conhecido por poucos, mas foi importante.

Os três jogadores atuaram juntos ainda até o final de 2010, quando Elias foi vendido ao Atlético de Madrid. Em fevereiro de 2011, após a eliminação para o Tolima na Pré-Libertadores, Ronaldo anunciou a aposentadoria.

Paulo André seguiu no Corinthians até 2014 e conquistou ainda Libertadores, Mundial, Brasileiro, Recopa Sul-Americana e Campeonato Paulista. No mesmo ano da saída do zagueiro, Elias voltou do futebol europeu e conquistou o Brasileirão de 2015. Os três não conquistaram troféus juntos, mas são considerados importantes no processo de “mudança de patamar” recente do clube.

Parceria fora do campo
Ronaldo retornou oficialmente ao futebol em 2018, quando a empresa dele adquiriu as ações do Real Valladolid, da Espanha. No ano seguinte, Paulo André encerrou a carreira de jogador e começou a trajetória nos bastidores, como diretor de futebol do Athletico-PR.

Em outubro de 2020, o ex-zagueiro deixou o cargo. Oito meses depois, em meio ao rebaixamento do Valladolid para a segunda divisão espanhola, foi convidado por Ronaldo para trabalhar como diretor executivo. Chegou ao Cruzeiro juntamente com Ronaldo, no ano passado, para trabalhar como CEO. Fez faculdade de Administração e também cursos de gestão de futebol, na Universidade do Futebol e na FIFA.



Em dezembro, Fenômeno citou o ex-companheiro como fundamental em sua trajetória no clube.

- Todos os dias vendo futebol, jogadores, treinadores. Fiz um intensivo de futebol, que por vontade própria eu não faria nunca. Tudo isso para ele me mostrar o que eu não tinha feito no futebol (do Valladolid).

"O Paulo André, nesse processo de me mostrar o futebol, eu falei que ele tinha que trabalhar comigo. Ele topou, a gente começou a planejar o ano seguinte. Foi minha salvação. O Paulo André é um gênio do futebol."



Também no ano passado, Elias chegou à equipe de Ronaldo para trabalhar tanto no Valladolid quanto no Cruzeiro. Assim como Paulo André e Fenômeno, fica na ponte-aérea e atua na área de Scout. O ex-volante concluiu, há um ano, a Licença B da CBF Academy, que é focada na formação de atletas nas categorias de base, captação de jogadores e também análise de desempenho.

Em campo, o Cruzeiro também tem ex-corintianos. São eles: Igor Formiga, Richard, Ramiro, Mateus Vital, Rafael Bilu e Matheus Davó. Deste grupo, os dois volantes e Vital têm boas chances de ser titular.

5058 visitas - Fonte: globoesporte




Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Brasileiro

Dom - 18:30 - Raimundo Sampaio -
X
Cruzeiro
Cuiaba

Brasileiro

Seg - 20:00 - MorumBIS
X
Sao Paulo
Cruzeiro