logo

27/4/2022 14:02

Análise: Cruzeiro segue longe do brilho, mas vitória premia inquietude de Pezzolano por ajustes

Análise: Cruzeiro segue longe do brilho, mas vitória premia inquietude de Pezzolano por ajustes
O torcedor do Cruzeiro sofreu, mas conseguiu soltar mais um grito e comemorar três pontos como mandante nesta Série B. Vitória suada, por 1 a 0, contra o Londrina, e dever cumprido. Pelo resultado, não pela apresentação como um todo.



O Cruzeiro entrou com esquema diferente. Pezzolano abriu mão de Rômulo, após atuações ruins, para atuar com três zagueiros. A ideia central era ter mais gente no campo ofensivo, diante de um Londrina que certamente jogaria fechado. Depois de não jogar bem contra adversários retrancados, o uruguaio fez o que se espera de um treinador: mudou para tentar melhorar.


A ideia faz sentido e deu um bom resultado inicial. Com a bola, Rafael Santos era praticamente um ponta pela esquerda, os volantes tinham liberdade e os zagueiros – principalmente Brock e Zé Ivaldo, que jogavam abertos – muitas vezes foram praticamente laterais. O Cruzeiro ocupou o campo adversário e empurrou o Londrina para trás (veja na imagem abaixo).



Os primeiros 20 minutos ofereceram ao torcedor um time com fome para roubar a bola, sem deixar o adversário passar do meio sequer em contra-ataques (que tinham assustado em jogos recentes). Quando estava com a posse, trocava passes, virava o jogo e via os homens de frente oferecerem alternativas de movimentação, principalmente nas figuras de Luvannor e Leonardo Pais.

Ainda que pecasse no acabamento das jogadas, foi um time legal de se ver jogar, e que dava a sensação de que, se continuasse daquela forma, tornaria o gol uma questão de tempo.

Mas o gol não saiu, e a ansiedade pareceu tomar conta do time. A paciência deu lugar à afobação. O que era criação, começou a virar bolas rifadas e lançamentos quase desesperados em busca de Rodolfo (de atuação ruim) ou dos homens de lado.

Não tinha como dar certo. O Londrina foi ganhando campo, ocupou o meio aos poucos e encerrou a etapa inicial mais organizado, ainda que assustando pouco.

O segundo tempo iniciou com Luvannor de centroavante e com Daniel Junior dando movimentação como meia central, função em que o garoto chamou mais atenção nas categorias de base. Ele fez o time melhorar novamente, aproximando dos extremos, tabelando e oferecendo companhia a Luvannor.

O Cruzeiro seguia pecando no acabamento dos lances, mas voltou a ter controle do jogo e a rondar mais a área do Londrina. Levou susto com gol anotado por Douglas Coutinho e anulado com auxílio do árbitro de vídeo. O que era uma ducha d’água fria incendiou as arquibancadas e deu um "estalo" nos jogadores.

Pezzolano abriu mão dos três zagueiros, colocou Edu junto de Luvannor e o meia Leonardo Pais para ser lateral-direito. E o gol saiu logo na sequência, em lance que coroa o trabalho do dia a dia com os pedidos insistentes de marcação sobre a defesa adversária.

O time venceu sem convencer pela qualidade, mas convencendo pela entrega e pelas ideias de jogo da comissão técnica. Ainda que não passe segurança e que esteja sofrendo para balançar as redes, o Cruzeiro vence porque tem alguns aspectos inegociáveis em seu jogo. Falta constância dentro dos jogos, é verdade.

Em relação ao campo, o que fica de mais positivo são as alterações de sistema. Pode-se questionar, sim, se deu certo ou não jogar com três zagueiros; se foi arriscado demais ter Pais como lateral em determinado momento.


Mas as alterações, em si, são positivas por mostrarem a inquietude de quem encabeça o trabalho em campo todos os dias. Em históricos recentes, a insistência em sistemas e peças foi preponderante para o insucesso que culminou em campanhas vexatórias do coletivo.



A chegada de peças como Zé Ivaldo, Luvannor e Pais dão mais material a Paulo Pezzolano para seguir em busca do estilo ideal de jogo - e também para mudar de acordo com os adversários. Três pontos conquistados pelo trabalho do dia a dia na Toca e pela sintonia com as arquibancadas.

3630 visitas - Fonte: globoesporte




Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Brasileiro

Sáb - 21:00 - Arena MRV -
X
Atletico-MG
Cruzeiro

Brasileiro

Qua - 20:00 - Governador Plácido Aderaldo Castelo
1 X 1
Fortaleza EC
Cruzeiro