logo

17/5/2015 20:43

Após 13 anos, Cruzeiro volta à lanterna e iguala seu pior início no Brasileiro

Derrotas para Corinthians e Santos, nas duas primeiras rodadas, deixam Raposa sem pontuar; time divide as atenções entre a competição nacional e a Taça Libertadores

Após 13 anos, Cruzeiro volta à lanterna e iguala seu pior início no Brasileiro
Cruzeiro, de Willian, parou no Santos, neste domingo (Foto: Marcello Zambrana/Light Press)

A torcida do Cruzeiro não está acostumada com esta situação. Com as duas derrotas – para Corinthians e Santos – o time celeste amarga a lanterna do Campeonato Brasileiro após o fim da segunda rodada. O clube volta a frequentar a última posição da principal competição nacional após 13 anos. A última vez que o Cruzeiro esteve na zona de rebaixamento foi há mais de três anos, no Brasileirão de 2011.

A campanha, até aqui, com duas derrotas nas duas primeiras rodadas, é a pior do Cruzeiro na história, igualando os anos de 2001, 1986 e 1984, quando o time celeste também começou o torneio com dois tropeços. Um motivo para isso, claro, é que a Raposa não está concentrada totalmente na disputa da competição nacional e tem poupado jogadores, já que divide as atenções com a Taça Libertadores, torneio em que o time cruzeirense segue vivo e nas quartas de final (vai encarar o River Plate).

A última vez que o Cruzeiro começou tão mal o Campeonato Brasileiro foi há 14 anos. Em 2001, o time comandado por Paulo César Carpegiani também perdeu as duas primeiras partidas do Campeonato Brasileiro – derrota por 1 a 0 para o Paraná, e outra para o Atlético-PR, por 2 a 1. Naquela ocasião, a competição não era disputada no formato de pontos corridos, e o Cruzeiro terminou a competição na discreta 21ª posição. Em 1986, a Raposa perdeu na estreia para o Guarani-SP e depois, coincidentemente, a segunda partida para o Santos. Naquela edição, o time celeste se recuperou e chegou até as quartas de final, sendo eliminado pelo Atlético-MG.

No entanto, o Cruzeiro ainda pode igualar um recorde negativo. No ano de 1984, o time teve um início de Brasileiro terrível. Foram quatro derrotas seguidas, para América-RJ, Brasil de Pelotas, Rio Branco-ES e Atlético-PR, respectivamente. Na quinta rodada, o Cruzeiro conseguiu pontuar e empatou com o América, do Rio de Janeiro. Na ocasião, o time celeste foi eliminado no Grupo F.

A última vez que Cruzeiro esteve na zona de rebaixamento foi há mais de três anos e sete meses. No 33º jogo do Campeonato Brasileiro de 2011, o time celeste foi goleado por 5 a 1 pelo Flamengo, no Engenhão, no dia 5 de novembro de 2011, terminando a rodada na 17ª posição. Naquele ano, o Cruzeiro lutou contra o descenso até a última rodada, quando goleou o Atlético-MG, por 6 a 1, e escapou do rebaixamento.

A última vez que o time celeste esteve na lanterna do Campeonato Brasileiro foi em 2002. Na ocasião a competição não era disputada no formato de pontos corridos. O Cruzeiro estreou com uma derrota por 5 a 1, para o Fluminense, no dia 11 de agosto de 2002, no estádio do Maracanã. Depois, o Cruzeiro se recuperou durante a competição e não correu riscos de cair para a segunda divisão. Chegou a brigar para se classificar, mas terminou a primeira fase na nona posição, e não passou às quartas de final do Brasileirão daquele ano.

14061 visitas - Fonte: Globo Esporte




Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Brasileiro

Sáb - 21:00 - Arena MRV -
X
Atletico-MG
Cruzeiro

Brasileiro

Qua - 20:00 - Governador Plácido Aderaldo Castelo
1 X 1
Fortaleza EC
Cruzeiro