logo

16/5/2015 11:10

Reencontro com o River

Cruzeiro recebe da Conmebol a informação de que os Millonarios serão os adversários nas quartas de final da Libertadores. Primeiro jogo será na quinta-feira, às 22h, em Núñez

Reencontro com o River
Joel e Henrique Dourado são as opções do técnico para substituir Leandro Damião contra o Santos. Titular não pode atuar por pertencer ao clube paulista

O Cruzeiro vai enfrentar o River Plate na quinta-feira, às 22h, no Monumental de Núñez, na rodada de ida das quartas de final da Copa Libertadores. É com esta informação que o clube trabalha desde ontem, à espera da confirmação oficial hoje por parte da Confederação Sul-Americana de Futebol. A entidade deu prazo até as 15h (de Brasília) para o Boca Juniors se defender dos incidentes do clássico argentino de quinta-feira. Mas informou aos mineiros que daria a classificação aos Millonarios. Os celestes já estão vendendo pacotes para a torcida acompanhar o time em Buenos Aires.

Inicialmente, a Raposa tinha duas opções. Se fosse enfrentar o River Plate na quarta-feira, a delegação, depois do jogo contra o Santos, amanhã, às 16h, na Vila Belmiro, pela segunda rodada do Campeonato Brasileiro, seguiria diretamente para Buenos Aires. Se o adversário fosse o Boca Juniors, com o primeiro jogo no Mineirão, o time voltaria a Belo Horizonte na segunda-feira.

Cruzeiro e River Plate decidiram a Libertadores de 1976, com goleada celeste por 4 a 1 no Mineirão, derrota por 2 a 1 no Monumental de Núñez e triunfo por 3 a 2 no jogo extra, no Estádio Nacional, em Santiago. Outro título celeste em cima do adversário foi na decisão da Supercopa Libertadores de 1991: revés de 2 a 0 em Buenos Aires e vitória por 3 a 0 na Pampulha.

Com a marcação da partida internacional para quinta-feira, a equipe celeste retornará à capital mineira e viajará em voo fretado na terça para a Argentina, depois de treino na Toca da Raposa. A alteração agradou a Marcelo Oliveira, que ficou com um dia a mais de recuperação. “Embora seja uma mudança de um dia, ela nos dá a oportunidade de aproveitar o máximo possível de jogadores contra o Santos, o que tem muita importância, porque perdemos o primeiro jogo, contra o Corinthians, e numa competição de pontos corridos temos de acumular vitórias e pontos”, observou o técnico.

Amanhã ele não pode escalar o artilheiro Leandro Damião, cujos direitos pertencem ao adversário. O lateral-direito Mayke deve ser poupado, por desgaste muscular. O treinador espera o treino de hoje pela manhã, na Toca, para uma definição mais clara da equipe, e não confirma Henrique Dourado no ataque. “O Joel tem treinado muito bem. Não é dúvida, mas opção. São características diferentes.”

REPROVAÇÃO Marcelo não deixou de reprovar os incidentes da partida entre Boca Juniors e River Plate, quinta-feira, na Bombonera. “Achei lamentável. Nós nos indignamos com o que aconteceu. Nos dias de hoje, pela Libertadores, um clássico com clubes tradicionalíssimos... É lamentável e indignante. Mas também pode ser aproveitado de forma exemplar para punir e não voltar a acontecer.”

Para o treinador, tem de haver punição não apenas ao clube, mas também aos torcedores responsáveis. “Acho que tem de haver o mínimo de segurança nos estádios, tanto no Brasil quanto na Argentina. Existem situações que fogem dessa segurança e do clube, é uma questão de educação. Mas, se não vai resolver rapidamente, tem de haver uma punição severa, com prisão, para que esses torcedores que fazem isso não repitam esses atos.”

Marcelo não teme que esses problemas se repitam diante do seu time em Buenos Aires. “Acho que essa situação fora de campo deve ser preparada pelas diretorias do Cruzeiro e do River. Dentro de campo, fala-se muito da catimba argentina, mas acho que o River joga mais, tem uma escola de jogadores técnicos e criativos. Temos de ser muito competitivos, sem ser agressivos além do limite.”

Uma preocupação para as quartas da Libertadores é a convocação de De Arrascaeta para a Seleção Uruguaia e de Mena para a Chilena. A apresentação dos dois está marcada para o dia 25, antes do jogo da volta no Mineirão, e a diretoria celeste já se mexe nos bastidores para conseguir segurá-los mais alguns dias. “Vamos tentar contar com todos os jogadores e possibilidades. O De Arrascaeta tem crescido e tem potencial para crescer mais ainda. Seguramente, a diretoria vai tentar trazê-los para esse jogo”, afirma Marcelo.

O ADVERSÁRIO
Santistas desconfiados

A não confirmação dos 11 titulares do Cruzeiro, cujas atenções estão também voltadas para a Libertadores, deixou o técnico do Santos, Marcelo Fernandes, com a pulga atrás da orelha. “Estamos em uma sinuca de bico. Não sabemos se vem time A ou B. Eles foram até os pênaltis contra o São Paulo, podem poupar alguém”, afirmou. Ele vai manter o esquema tático mesmo sem saber que jogadores enfrentará. O treinador deve escalar o Peixe com Vladimir; Victor Ferraz, David Braz, Werley e Chiquinho; Lucas Otávio, Renato e Lucas Lima; Geuvânio, Ricardo Oliveira e Robinho. O desfalque é o volante colombiano Valencia, liberado para acompanhar o nascimento da filha. Ontem, o clube anunciou o retorno do zagueiro Leonardo, de 29 anos, campeão brasileiro pelo alvinegro praiano em 2004, que estava na reserva do Ituano.

3183 visitas - Fonte: Superesportes




Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Brasileiro

Sáb - 21:00 - Arena MRV -
X
Atletico-MG
Cruzeiro

Brasileiro

Qua - 20:00 - Governador Plácido Aderaldo Castelo
1 X 1
Fortaleza EC
Cruzeiro