logo

21/2/2015 08:25

Cruzeiro ganha experiência e renova elenco para disputa da Libertadores

Em comparação com o ano passado, apenas nove atletas permanecem na lista de inscritos para a competição. Mudanças representam 70% da nova relação

Cruzeiro ganha experiência e renova elenco para disputa da Libertadores

ntencionalmente ou não, o "desmanche" do Cruzeiro renovou e trouxe mais experiência ao time de Marcelo para mais uma Libertadores, competição que o clube vai participar pela décima quinta vez. A Raposa estreia no torneio na próxima quarta-feira, às 22h (de Brasília), na Bolívia, diante do Universitário de Sucre. Em relação aos 30 inscritos para a primeira fase da disputa no ano passado, a lista de 2015, divulgada na sexta-feira, traz 21 mudanças, ou seja, 70% dos jogadores foram trocados (confira o que mudou no gráfico abaixo). A média de idade da equipe sofreu uma leve alteração, passando de 25,8 em 2014 para 25,6 nesta temporada.

No ano passado, o time celeste decepcionou na primeira fase da disputa continental e teve a classificação para as oitavas de final ameaçada. A equipe mineira acabou perdendo a liderança do grupo, que tinha também Real Garcilaso-PER e Universidad de Chile, para o Defensor Sporting, do Uruguai. Com o objetivo de melhorar a campanha, a Raposa de 2015 buscou experiência internacional. Dos 13 reforços, oito já participaram da Libertadores, casos do atacante Leandro Damião, campeão pelo Internacional em 2010, e também do zagueiro Paulo André, que levantou o troféu pelo Corinthians em 2012. Além disso, quatro atletas falam espanhol, a língua quase que "oficial" da disputa: os chilenos Mena e Felipe Seymour, o uruguaio Arrascaeta e o colombiano Riascos.

Os nomes dos 13 contratados para a nova temporada são as principais novidades. Esse número sobe para 16, ao serem incluídos Willians Farias, Manoel e Marquinhos, jogadores que chegaram após o início da Libertadores 2014. Charles e Gilson, atletas que pertenciam ao clube mas não foram inscritos na temporada anterior, ganharam chance desta vez. O mesmo vale para o volante Eurico e o atacante Judivan, jogadores formados no clube que vão estrear na Libertadores. Para completar, o goleiro Rafael, reserva imediato de Fábio, volta a disputar a competição depois de passar por cirurgia no ano passado.


Quem saiu

Em relação aos jogadores que saíram da lista de inscritos, 15 deles deixaram o clube. Dois não participam por questões médicas: Dedé, que se recupera de cirurgia no joelho direito, e o meia Júlio Batista, que avalia a possibilidade de um procedimento cirúrgico também no joelho direito. O contrato de Tinga, que vence em abril, não será renovado, e por isso o volante não foi inscrito. Outros três atletas estão fora por opção do treinador: o goleiro Alan, o zagueiro Alex e o atacante Dagoberto, esse último treina separado do grupo principal por questões internas.

Quanto ao atual elenco, outros quatro jogadores ficaram de fora da primeira fase da Libertadores: o lateral Breno Lopes, o volante Bruno Ramires, o meia Marcos Vinícius e o atacante Neilton. A diretoria estuda se aqueles que não estão inscritos na competição internacional seguem no elenco ou serão negociados.

Antes da estreia na Libertadores, o Cruzeiro tem um o último teste. Neste sábado, o time do técnico Marcelo Oliveira enfrenta o Boa Esporte, às 18h30, no Mineirão, pela quarta rodada do Campeonato Mineiro.

3687 visitas - Fonte: Globoesporte.com




Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Brasileiro

Sáb - 21:00 - Arena MRV -
X
Atletico-MG
Cruzeiro

Brasileiro

Qua - 20:00 - Governador Plácido Aderaldo Castelo
1 X 1
Fortaleza EC
Cruzeiro