logo

16/2/2024 11:14

Copa América traz divisão e obstáculos no Brasileirão com a CBF.

Clubes da Série A pedem s durante a Copa América.

Copa América traz divisão e obstáculos no Brasileirão com a CBF.

Parte dos clubes da Série A está unido em tentativa de mudar o calendário do futebol brasileiro em 2024. O pedido é para que a CBF altere os jogos que estão previstos para acontecer durante a Copa América , para minimizar os possíveis desfalques durante o Campeonato Brasileiro . Não há consenso, porém, nos bastidores entre as 20 equipes da elite. Segundo apurou a ESPN , Flamengo , Botafogo , Athletico-PR , Palmeiras e São Paulo estão entre os times que assinaram um documento conjunto que será apresentado à CBF. O ofício foi enviado na noite de quinta-feira (16) e ainda não foi avaliado pela entidade que comanda o futebol nacional. A petição dessas equipes é para que a CBF inverta parte das datas de seu calendário. Durante a disputa da Copa América, de 20 de junho a 14 de julho, estão previstas nove rodadas do Brasileirão. Esses clubes querem que, no período, aconteçam os duelos de ida e volta das oitavas e quartas da Copa do Brasil , hoje espalhados do fim de julho até o meio de setembro. Nesse cenário, menos jogos do Brasileiro seriam impactados pelo torneio de seleções, em tese, diminuindo o prejuízo para clubes com atletas convocados. A Série A também continuaria terminando na mesma data, no dia 8 de dezembro. O problema é que, pela proposta dos clubes, para diminuir o número de jogos durante a Copa América, os dois confrontos da decisão da Copa do Brasil passariam a ser disputados depois do fim do Brasileiro, o que impacta no período de férias dos jogadores. É uma das questões que já gera resistência na proposta na CBF. Fontes da confederação ouvidas pela reportagem anteciparam que, mesmo sem analisar a fundo o pedido, é difícil atendê-lo justamente pensando no calendário de 2025. Mudar as férias dos atletas teria um forte impacto nos ajustes necessários para a próxima temporada. Outra fonte ressaltou que também não seria uma medida justa com todos os clubes, principalmente, aqueles sem convocados, já que poderiam ficar apenas treinando por um período sem jogos para disputar. Fora isso, a CBF entende que já apresentou avanço importante no calendário ao não colocar mais jogos nas demais "Datas Fifa". Entre os clubes, inclusive, não há consenso sobre como paralisar o Brasileirão durante a Copa América. O Grêmio , por exemplo, afirma não ter sido procurado pelas equipes que já se juntaram para apresentar ofício à CBF e defende um outro modelo de ajuste no calendário. A equipe gaúcha prefere que a CBF retome os jogos nas Datas Fifa, com eliminatórias para a Copa do Mundo e amistosos, o que também diminuiria o impacto da Copa América. E, durante o torneio, os clubes da elite poderia dar 15 dias de férias aos jogadores e, depois do Brasileirão, eles receberiam mais 15 para completar os 30 previstos em lei.

A ESPN também ouviu uma fonte importante do Vasco que afirmou que o clube não foi procurado para assinar o ofício enviado à CBF. O entendimento cruz-maltino é que a decisão caberá apenas à confederação brasileira. Na quinta, depois da vitória do Flamengo sobre o Bangu, por 3 a 0, o gerente de futebol Luis Carlos de Azevedo confirmou que o clube trabalha nos bastidores, principalmente através do presidente Rodolfo Landim, pela mudança no calendário . "Esse tema está sendo tratado diretamente pelo presidente, pelo Bruno Spindel (diretor executivo) e pelo vice-presidente (Marcos Braz). Existe uma conversa para que os clubes tenham um prejuízo a menos nesse sentido. É um tema que está sendo tratado direto pela direção para que depois a gente tenha informações mais claras", disse o dirigente. (* Com informações de Bruno Vicari, Daniel Bocatto e Luciano Borges)

192 visitas - Fonte: -




Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Brasileiro

Sáb - 21:00 - Arena MRV -
X
Atletico-MG
Cruzeiro

Brasileiro

Qua - 20:00 - Governador Plácido Aderaldo Castelo
1 X 1
Fortaleza EC
Cruzeiro