logo

6/2/2024 09:05

Cruzeiro, Santos e São Paulo impulsionam previsão de eventos no Pacaembu para 2024.

Novos acordos com clubes de futebol trazem modelo inovador de parceria econômica para o estádio Pacaembu.

Cruzeiro, Santos e São Paulo impulsionam previsão de eventos no Pacaembu para 2024.

Cruzeiro , Santos e São Paulo têm acordos fechados para mandar partidas no Pacaembu em 2024. Enquanto cruzeirenses toparam jogar até dois jogos no estádio, santistas e são-paulinos planejam fazer até dez cada. Com os clubes de futebol, o diferencial está nos termos dos acordos. Em vez de cobrar um aluguel pré-fixado e ceder apenas as bilheterias para as entidades, o Pacaembu será sócio nas receitas e nos custos. O modelo é diferente do que costuma ser aplicado por outras arenas brasileiras. Além do futebol, destacam-se o contrato de naming rights com o Mercado Livre, que pode render até R$ 1 bilhão em 30 anos , e contratos que a concessionária fechou para construir um hotel nas dependências do Pacaembu e assegurar 80 shows por ano. Ouça a entrevista na íntegra e leia, a seguir, seus principais trechos.

Projeção do estádio do Pacaembu após reforma — Foto: Divulgação
Projeção do estádio do Pacaembu após reforma — Foto: Divulgação

— A concessão do Pacaembu não é uma venda, é como se fosse um aluguel? Fazendo uma comparação grosseira. Eduardo Barella: Eu vou fazer uma analogia para você. Eu tenho quatro filhos, e os meus filhos, às vezes, porque essa coisa do Pacaembu é muito midiática, eles falam assim: "nossa, papai, você comprou o Pacaembu?" E eu sempre falo: não, o Pacaembu é da cidade. Eles estavam precisando de alguém para cuidar, e eles chamaram o papai. Nós somos gestores privados de um equipamento público. Muita gente fala em parceria público-privada. Existem dois modelos, o modelo de concessão, no qual não há aporte de recursos do governo, e a PPP, em que você tem aporte de recursos do governo. O Pacaembu segue o modelo de concessão. A prefeitura ganha o valor da outorga, que é chamada de outorga fixa, e uma outorga variável.

— Como conciliar as preocupações relacionadas à tradição do estádio com as mudanças que a concessionária propõe fazer, para torná-lo mais rentável? Tem uma questão um pouco cultural da nossa sociedade. Todo mundo é desconfiado de tudo, parece que fazer algo que tem fins lucrativos é um crime. É engraçado porque essa é uma questão cultural. A gente aprende a lidar com isso. O Pacaembu é muito emblemático para a cidade. Seria um erro nosso fazer qualquer tipo de alteração no seu uso. Só que a gente tem que ter um olhar mais moderno. Você não pode ter um equipamento localizado no centro da cidade de São Paulo, onde você tem, por exemplo, 100 mil estudantes universitários em um raio de dois quilômetros, e você tem 150 pessoas que passam por ali. Alguma coisa está errada nisso aí. A gente tem feito um trabalho de resgate do Pacaembu.

Marcelo Teixeira, presidente eleito do Santos, e Eduardo Barella, CEO da concessionária Allegra Pacaembu — Foto: Divulgação
Marcelo Teixeira, presidente eleito do Santos, e Eduardo Barella, CEO da concessionária Allegra Pacaembu — Foto: Divulgação

— Pode dar mais um exemplo? A paleta de cores do estádio, seja nas cadeiras, nos muros, nos gradis etc., ela é uma paleta que levou em consideração a concepção do projeto lá na década de 1940. Mas antes tinha uma arquibancada laranja, uma azul. As pessoas desconhecem. As arquibancadas que existiam, coloridas, foram doadas por uma empresa de cerveja na década de 1990. Entendeu? Isso não é parte do projeto original. Isso é parte de um resgate que estamos fazendo agora. Eu não tenho dúvidas de que a gente está fazendo o maior projeto de restauro de um equipamento público hoje no Brasil. Por óbvio, existe desconfiança, existe ansiedade. Ah, mas a obra... E existe um desconhecimento.

846 visitas - Fonte: -




Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Brasileiro

Sáb - 21:00 - Arena MRV -
X
Atletico-MG
Cruzeiro

Brasileiro

Qua - 20:00 - Governador Plácido Aderaldo Castelo
1 X 1
Fortaleza EC
Cruzeiro