logo

4/2/2024 12:07

Violência e homofobia mancham clássico brasileiro; possíveis punições podem ser aplicadas

Torcida do Atlético-MG é denunciada por cantos homofóbicos durante jogo contra o Cruzeiro.

Violência e homofobia mancham clássico brasileiro; possíveis punições podem ser aplicadas

O Atlético-MG foi derrotado pelo Cruzeiro por 2 a 0 no último sábado (3), na Arena MRV, pelo Campeonato Mineiro. E o Galo também pode se complicar fora das quatro linhas. O Paulo César Zanovelli da Silva relatou em súmula os gritos homofóbicos proferidos por parte da torcida atleticana em direção ao goleiro Rafael Cabral, no momento em que o atleta cruzeirense batia os tiros de meta. "Informo que, aos 26 minutos do primeiro tempo, quando o goleiro da equipe do Cruzeiro Esporte Clube, Sr. Rafael Cabral Barbosa, foi executar a cobrança do tiro de meta, a torcida do Clube Atlético Mineiro entoou gritos homofóbicos proferindo os seguintes dizeres 'bicha'."

Além dos cânticos preconceituosos, o árbitro Fifa também relatou objetos arremessados no gramado da Arena MRV. Além de copos, que foram atirados em mais de uma oportunidade, torcedores do Galo também arremessaram um marmitex contendo feijão tropeiro e arroz. "Informo que, aos 35 minutos do primeiro tempo, foi arremessado um copo contendo líquido amarelo para dentro do campo de jogo, não atingindo qualquer pessoa que participava da partida. Informo ainda que, no momento da comemoração dos gols da equipe do Cruzeiro, aos 36 e aos 40 minutos do segundo tempo, diversos copos com líquidos amarelo e transparente foram arremessados em direção aos jogadores desta equipe, todavia não atingiram os referidos atletas. Ressalto que, também aos 40 minutos do segundo tempo, foi arremessado para dentro do campo de jogo um marmitex de isopor, contendo alimentos (arroz e feijão tropeiro), que caíram próximos ao árbitro assistente de número 2, Celso Luiz da Silva, porém não o atingindo. Por fim, relato ainda que ao término da partida alguns copos, com os mesmos líquidos referidos acima, foram arremessados para dentro do campo de jogo, entretanto não atingindo qualquer pessoa que participava da partida."

Atlético-MG pode ser punido pelo STJD Os incidentes devem ser denunciados pela procuradoria do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD). Pelos objetos arremessados no campo de jogo, o Atlético-MG pode ser enquadrado no artigo 213 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD) por “deixar de tomar providências capazes de prevenir e reprimir o lançamento de objetos no campo ou local da disputa do evento desportivo". Já os cânticos homofóbicos, que já renderam denúncias recentes a outros times, como Corinthians e o próprio rival Cruzeiro, o Galo pode ser denunciado e julgado no artigo 243 do CBJD, que proíbe “praticar ato discriminatório, desdenhoso ou ultrajante, relacionado a preconceito em razão de origem étnica, raça, sexo, cor, idade, condição de pessoa idosa ou portadora de deficiência”. As punições podem variar entre multa, perda de mando de campo e até perda de pontos.

Próximos jogos do Atlético-MG Athletic (F): 08/02, 21h (de Brasília) - Campeonato Mineiro Tombense (C): 14/02, 20h (de Brasília) - Campeonato Mineiro Itabirito (F): 17/02, 16h30 (de Brasília) - Campeonato Mineiro Próximos jogos do Cruzeiro Patrocinense (C): 09/02, 16h30 (de Brasília) - Campeonato Mineiro América-MG (C): 15/02, 20h (de Brasília) - Campeonato Mineiro Democrata-GV (F): 18/02, 18h30 (de Brasília) - Campeonato Mineiro

Crédito da imagem

180 visitas - Fonte: -




Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Brasileiro

Sáb - 21:00 - Arena MRV -
X
Atletico-MG
Cruzeiro

Brasileiro

Qua - 20:00 - Governador Plácido Aderaldo Castelo
1 X 1
Fortaleza EC
Cruzeiro