logo

18/10/2017 12:42

Sprint final: bom retrospecto na reta decisiva faz Cruzeiro acreditar em título

Nas últimas 10 rodadas, desde que o Campeonato Brasileiro passou a ser disputado por pontos corridos com 20 clube, em 2006, equipe mineiro costuma ter um bom desempenho

Sprint final: bom retrospecto na reta decisiva faz Cruzeiro acreditar em título
Cruzeiro tenta buscar o Corinthians na tabela do Brasileiro (Foto: Rodrigo Rodrigues/Light Press)

Faltando dez rodadas para o fim do Campeonato Brasileiro, o Cruzeiro ainda alimenta, mesmo que de maneira tímida, a possibilidade de buscar o pentacampeonato da competição. A dura missão, que passa também pela continuidade dos tropeços do líder Corinthians, começa nesta quarta-feira, às 19h30 (de Brasília), no Couto Pereira, contra o Coritiba. Se há algo que pode alentar a Raposa é o seu histórico de retas finais na competição, desde que a mesma passou a ser disputada com 20 clubes, em 2006.



A era dos pontos corridos foi iniciada em 2003, mas com 26 equipes. Só em 2006, após a gradativa redução, é que passou a ser disputado com 20 times. Desde então, é comum fazer o Cruzeiro fazer uma campanha com, pelo menos, 60% de aproveitamento nos últimos 10 jogos. Entretanto, só uma delas seria suficiente para ultrapassar o Corinthians, líder com 58 pontos e 11 a mais que a Raposa, se as duas equipes mantivessem o aproveitamento do segundo turno.

Apenas nos anos de 2006, 2007 e no triênio 2011-2013, o Cruzeiro não fez pelo menos 60% de aproveitamento (veja a tabela abaixo). Caso o Corinthians mantivesse o aproveitamento de 40%, faria mais 12 pontos, e o Cruzeiro, se continuasse com 74.1%, faria 22, o que não seria suficiente para ultrapassar o líder.



O exemplo, então, teria de vir de 2014, ano em que a equipe conquistou o tetracampeonato. Nos últimos 10 jogos, o time então treinado por Marcelo Oliveira fez 24 pontos (80% de aproveitamento, com sete vitórias e três empates). A campanha de 2009 (23 pontos e 76% de rendimento) faria a equipe empatar com o Corinthians, mantidos os mesmo cenário de aproveitamento.

- Tem que estar todo mundo atento, tratando de dar o melhor. Não tem jogo fácil, tem que encarar cada partida como uma final uma final - disse Arrascaeta, que voltará a ser titular nesta quarta-feira, após estar com a seleção uruguaia.

Time de 2014 fez a melhor reta final dos pontos corridos pelo Cruzeiro (Foto: Pedro Vilela / Getty Images)

Contra o Coritiba, o Cruzeiro terá mudanças e deve atuar com: Fábio; Ezequiel, Digão, Manoel e Diogo Barbosa; Henrique, Hudson, Rafinha, Arrascaeta e Thiago Neves; Rafael Sobis. Mano Menezes volta ao comando cruzeirense, após o tratamento dermatológico feito na última semana.

1407 visitas - Fonte: Globo Esporte




Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Brasileiro

Sáb - 21:00 - Arena MRV -
X
Atletico-MG
Cruzeiro

Brasileiro

Qua - 20:00 - Governador Plácido Aderaldo Castelo
1 X 1
Fortaleza EC
Cruzeiro