Cruzeiro busca ficar perto da salvação e intensifica esforços para vencer Fluminense
Avaliação do grupo visando 2017 ganha mais força nas últimas cinco rodadas, quando o time celeste buscará a pontuação ideal para seguir na elite do Brasileirão
Mano Menezes avalia o grupo cruzeirense para a próxima temporada (Foto: Washington Alves / Light Press)
Passada a eliminação nas semifinais da Copa do Brasil para o Grêmio, o Cruzeiro tem o último objetivo na temporada: livrar-se matematicamente do rebaixamento no Brasileirão. Com 41 pontos e em 13º lugar no Campeonato Brasileiro, a equipe está muito próxima do objetivo.
Uma vitória sobre o Fluminense, neste domingo, às 17h (de Brasília), no Mineirão, pela 34ª rodada, virtualmente, pode deixar o time celeste garantido na elite nacional. A partida também marcará o início do "intensivão" do vestibular cruzeirense.
Atualmente, o Cruzeiro tem uma chance pequena de ser rebaixado. Segundo o Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o time celeste tem 2,9% de possibilidade de ser rebaixado; enquanto o Infobola fala em 3%. Ainda segundo os matemáticos da UFMG, para escapar totalmente do risco de cair, o time precisa chegar aos 49 pontos. Mas as possibilidades se reduzem bastante a partir dos 46 pontos, quando caem para menos de 1%.
Se mantiver o rendimento no Brasileiro até o final, que é de 41,4%, o Cruzeiro conquistará mais seis pontos e chegará aos 47, pontuação em que dificilmente será rebaixado, segundo a UFMG. Se vencer o Fluminense, a equipe ficará muito perto do objetivo de escapar, pois chegará aos 44 pontos e manterá, no mínimo, a vantagem que já tem para o Z-4, que é de cinco pontos, faltando quatro jogos para todas as equipes.
Bruno Rodrigo tem contrato terminando no final da temporada (Foto: Washington Alves/Light Press)
A partida contra o Fluminense inicia o intensivão do vestibular cruzeirense. Há alguns meses, a diretoria e a comissão técnica vêm avaliando o grupo para o próximo ano, mas agora, passada a Copa do Brasil, a cúpula da Raposa terá mais tempo para observar todos os jogadores do grupo. Os últimos jogos são a chance para atletas que estão em término de contrato de mostrar mais trabalho, como os zagueiros Léo e Bruno Rodrigo, além do lateral Lucas, em fim de empréstimo.
O técnico Mano Menezes não tem desfalques por suspensão para a partida. No entanto, o lateral Edimar, com desgaste muscular, e o meia Robinho, com lesão na coxa esquerda, estão fora do jogo deste domingo. Bryan e Alisson, respectivamente, estão cotados como substitutos. Além disso, Rafael Sobis e Ramón Ábila, que começaram a partida contra o Grêmio no banco, devem retornar ao ataque titular. O lateral-direito Ezequiel também tem chance de retornar à equipe.
Confira as informações da partida entre Cruzeiro e Fluminense, neste domingo:,/b>
Local: Mineirão, Belo Horizonte-MG
Data e horário: domingo, 17h (de Brasília)
Escalação provável do Cruzeiro: Rafael; Ezequiel, Bruno Rodrigo, Léo e Bryan; Henrique, Lucas Romero; Alisson, Arrascaeta e Rafael Sobis; Ramón Ábila.
Desfalques do Cruzeiro: Edimar (poupado), Marcos Vinícius e Mayke (preparação física, Fábio, Dedé, Élber, Robinho e Judivan (todos no departamento médico)
Transmissão: TV Globo (para RJ, ES, PB, PI, AM, RO, AC, RR, AP e Santarém-PA), com Luis Roberto, Junior e Arnaldo Cezar Coelho). Premiere 2 e PFCI, com Rogério Correa e Bob Faria.
Arbitragem: Elmo Alves Resende Cunha (GO), auxiliado por Cristhian Passos Sorence e Leone Carvalho Rocha (ambos de GO)
915 visitas - Fonte: globoesporte.com
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!
Enviar Comentário
Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado
e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.