20/10/2016 14:28
Cruzeiro jamais foi eliminado pelo Grêmio em mata-matas
Fotos: Washington Alves / Light Press / Cruzeiro
Adversários históricos, Cruzeiro e Grêmio protagonizaram grandes duelos ao longo das décadas. E o retrospecto aponta ampla vantagem celeste tanto em números gerais quanto em disputas eliminatórias, iniciadas nos anos 1960.
O primeiro mata-mata entre as duas equipes aconteceu na Taça Brasil de 1966, pelas quartas de final. Após um empate sem gols em Porto Alegre, o time estrelado venceu o jogo da volta por 2 a 1, no Mineirão, caminhando firme rumo ao seu primeiro título nacional.
As duas equipes se encontraram novamente na final da Copa do Brasil de 1993 e, coincidentemente, os resultados se repetiram. A combinação de resultados deu ao Cruzeiro seu primeiro título na competição.
Mineiros e gaúchos também se enfrentaram em duas fases eliminatórias da Copa Libertadores da América. Em 1997, o Maior de Minas eliminou os gaúchos na fase quartas de final após vencer por 2 a 0, no Mineirão, e segurar o 2 a 1 do adversário, fora de casa. No saldo de gols, deu Raposa, que arrancou para o bicampeonato continental.
O mais recente encontro entre as duas agremiações em torneios eliminatórios foi no ano de 2009. Na ocasião, o Cruzeiro mais uma vez eliminou o Grêmio na semifinal da Copa Libertadores, após vencer por 3 a 1, em Belo Horizonte, e conquistar um empate em 2 a 2, no Sul do país.
No retrospecto geral, Cruzeiro e Grêmio se enfrentaram em 67 oportunidades, sendo 30 vitórias celestes, 17 empates e 20 triunfos dos gaúchos. O Time do Povo marcou 87 gols e sofreu 67.
A disputa por uma vaga na final da Copa do Brasil 2016 começa na quarta-feira, 26 de outubro, no Mineirão. O jogo da volta será em Porto Alegre, na Arena do Grêmio, dia 2 de novembro.
3675 visitas - Fonte: Site Oficial