logo

6/10/2016 08:58

Fazendo as contas: O que pode acontecer, para Cruzeiro, se livrar do rebaixamento

Jogadores da Raposa admitem que também estão fazendo as contas para entender como o clube pode se distancias da zona do rebaixamento

Fazendo as contas: O que pode acontecer, para Cruzeiro, se livrar do rebaixamento
Cruzeiro precisa vencer todos os jogos em casa para escapar do rebaixamento (Foto: Washington Alves/Light Press)

O Cruzeiro tem 33 pontos na tabela de classificação, na 16ª colocação. A Raposa está na portaria do Z-4, na frente do Figueirense, com 31 pontos. Os matemáticos calculam que, com 45 pontos, o clube se livra do descenso para a segunda divisão. Baseado nisso, o clube mineiro teria que conquistar 12 dos 30 pontos a serem disputados nas dez rodadas restantes do Campeonato Brasileiro.

Então é simulador do GloboEsporte.com aberto e calculadora na mão. O Cruzeiro tem cinco jogos em casa até o final do Brasileirão (Ponte Preta, Chapecoense, Fluminense, Santos e Corinthians). Serão 15 pontos em disputa. Ou seja, se vencer todos os jogos em casa, chega aos 48 pontos e alcança um número que os matemáticos dão como certo para fugir do descenso.

Se vencer a Ponte Preta, o Cruzeiro vai conseguir algo inédito no Brasileirão. É a primeira vez que a Raposa pode ganhar duas partidas consecutivas como mandante. Aliás, o clube celeste tem a segunda pior campanha jogando em casa, à frente apenas do Santa Cruz, com 14 jogos e apenas quatro vitórias (contando com o jogo contra o Grêmio).

O próximo adversário do time mineiro é a Ponte Preta, neste sábado, às 21h (de Brasília), no Mineirão, pela 29ª rodada do Campeonato Brasileiro. Essa sequência pode ser o embalo que o time precisa para se afastar de vez do Z-4. E não só são os torcedores que estão fazendo as contas para saber quando o Cruzeiro pode se livrar do rebaixamento. Os jogadores largaram o discurso do politicamente correto – aquela história de pensar só no próximo jogo – e admitiram, sim, que estão calculando as possibilidades para salvar a Raposa.

Robinho está com os matemáticos e acredita que o número mágico para a salvação é 45. No entanto, o meia do Cruzeiro acredita que o melhor é somar o máximo de pontos possíveis em menos tempo para escapar logo da degola.

- Não, ninguém fala em números, mas na minha cabeça são 45 pontos e temos que alcançar o mais rápido possível, que aí eu acho que a gente se livra da zona de rebaixamento.

O zagueiro Léo também admitiu que faz contas e disse que é comum que os jogadores façam contas e identifiquem jogos chaves e importantes durante a competição.

- A gente faz sim (contas), a gente traça alguns objetivos também, jogos chaves, jogos que precisamos das vitórias, traçamos na nossa cabeça durante a competição inteira.
De acordo com o Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, o Cruzeiro tem 26.9% de ser rebaixado. Enquanto, os concorrentes diretos, Internacional, Figueirense, Sport, São Paulo e Vitória têm 60.6%, 54.5%, 26.0%, 12% e 10.7%, respectivamente.


Cruzeiro, do técnico Mano Menezes, tem 26,9% de chances de ser rebaixado (Foto: Washington Alves/Light Press)

3126 visitas - Fonte: globoesporte.com




Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.