logo

5/10/2016 09:42

Números ainda não são bons, mas defesa do Cruzeiro mostra evolução

Sistema defensivo da Raposa melhorou muito após chegada do técnico Mano Menzes

Números ainda não são bons, mas defesa do Cruzeiro mostra evolução
Chegada de Mano Menezes melhorou desempenho defensivo do Cruzeiro (Foto: Washington Alves/Light Press)

Os números e o desempenho da defesa do Cruzeiro no Campeonato Brasileiro ainda estão longe de serem bons, mas evoluíram nos últimos jogos. Em 28 rodadas, o time sofreu 41 gols, o que representa média de 1,46 por jogo. A defesa cruzeirense é a sexta pior do Brasileirão, mas já foi a última colocada no quesito. O sistema defensivo do time mineiro melhorou muito após a chegada do técnico Mano Menezes, e os números comprovam isso.

No primeiro jogo na competição, o técnico foi o interino Geraldo Delamore, e o Cruzeiro perdeu para o Coritiba por 1 a 0. Depois foram 15 partidas com o português Paulo Bento e 26 gols sofridos. Uma média de 1,73 por partida. Com Mano Menezes, o quadro melhorou. Pelo Brasileirão, foram 12 jogos com o gaúcho e a defesa foi vazada 14 vezes, média de 1,16.

Apenas a título de comparação, nos anos em que foi bicampeão brasileiro, 2013 e 2014, o Cruzeiro terminou a competição com 37 e 38 gols sofridos, respectivamente.

O lateral Edimar, que foi uma indicação de Paulo Bento ao Cruzeiro, faz uma comparação do sistemas de jogo montados pelo português e por Mano Menezes para tentar diagnosticar a diferença nos números e o porquê da evolução da defesa azul.

- Acho que estamos sendo muito mais consistentes, as linhas estão mais juntas, tanto a linha defensiva quanto a do meio campo e a do ataque. Com Paulo Bento, tínhamos uma porcentagem de chance de gols que era muito grande, mas quando era questão de voltar lá pra trás era muito mais difícil quando tinha contra-ataques da outra equipe. Mano corrigiu muito isso. A equipe está mais compacta, linhas mais compactas, e também com a volta dos atacantes e alas, que tem ajudado bastante o nosso time. Acredito que essa é a evolução que temos tido.

Além disso, Mano Menezes tem montado o time com um volante atuando em cada lado do campo e um meia compondo a marcação em cada setor. Os trios do Cruzeiro diante do Grêmio foram Ezequiel, Henrique e Sobis, pela direita, e Edimar, Cabral e Rafinha, pela esquerda. O lateral Edimar fala sobre este triângulo e sobre a importância de Rafael Sobis e Rafinha para o time. Os dois atuam do meio para frente, mas sempre estão ajudando quando o time está sem a posse de bola.

- São dois grandes jogadores, Sobis e Rafinha. Eles ajudam muito a linha dos laterais. Sobis pela direita ajudou muito Ezequiel até o momento em que esteve no jogo, e o Rafinha também do meu lado. A importância desses jogadores que jogam pela beirada ajudam a fechar o setor. Hoje em dia maioria dos clubes fazem triângulo nas laterais. Imagina triângulo contra um lateral. Só, vai tá sempre tomando nas costas. Eles têm muita importância pro grupo e pra questão tática de como estamos jogando.

Cruzeiro no Brasileirão 2016

Com Geraldo Delamore (1 jogo, 1 gol sofrido)

Coritiba 1 x 0 Cruzeiro

Com Paulo Bento (15 jogos, 26 gols sofridos)

Cruzeiro 2 x 2 Figueirense
Santa Cruz 4 x 1 Cruzeiro
Cruzeiro 1 x 1 América-MG
Botafogo 0 x 1 Cruzeiro
Cruzeiro 0 x 1 São Paulo
Atlético-MG 2 x 3 Cruzeiro
Cruzeiro 0 x 1 Flamengo
Grêmio 2 x 0 Cruzeiro
Ponte Preta 0 x 4 Cruzeiro
Cruzeiro 2 x 1 Palmeiras
Chapecoense 3 x 2 Cruzeiro
Cruzeiro 2 x 2 Vitória
Cruzeiro 0 x 3 Atlético-PR
Fluminense 2 x 0 Cruzeiro
Cruzeiro 1 x 2 Sport

Com Mano Menezes (12 jogos, 14 jogos)

Santos 2 x 0 Cruzeiro
Cruzeiro 4 x 2 Internacional
Corinthians 1 x 1 Cruzeiro
Cruzeiro 2 x 2 Coritiba
Figueirense 1 x 2 Cruzeiro
Cruzeiro 2 x 0 Santa Cruz
América-MG 0 x 2 Cruzeiro
Cruzeiro 0 x 2 Botafogo
São Paulo 1 x 0 Cruzeiro
Cruzeiro 1 x 1 Atlético-MG
Flamengo 2 x 1 Cruzeiro
Cruzeiro 1 x 0 Grêmio

990 visitas - Fonte: GE




Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.