4/10/2016 15:47
Maior de Minas participa de congresso sobre futebol na Holanda
Profissionais do Cruzeiro Esporte Clube participaram nesta semana do Global Summit Football Performance & Science, um dos maiores congressos ligados a futebol no mundo, promovido pela Aspire Academy, do Catar, que visa debater e informar sobre o que há de mais avançado na busca pela excelência em formação de atletas e na metodologia esportiva aplicada no preparo de jogadores profissionais. O evento aconteceu na Amsterdam Arena, principal estádio de futebol da capital holandesa. Representaram o Clube o analista de desempenho Rafael Vieira e o fisioterapeuta Charles Costa.
A convenção reuniu dezenas de representantes de clubes e federações de futebol do mundo todo. Do Brasil, além do Cruzeiro, participaram os clubes Internacional-RS, Atlético-PR e Progresso-RS, e ainda representantes da CBF. Em nível mundial, marcaram presença na convenção profissionais de agremiações como Barcelona, Real Madrid, Manchester United, Juventus e Milan.
“É um evento anual que agrupa os maiores clubes do mundo, aborda temas que englobam performance de futebol e que tem a importância de aproximar e favorecer a troca de informações entre as instituições. Também temos a oportunidade de ver e experimentar novas tendências no mercado”, destacou o analista de desempenho celeste, Rafael Vieira.
O analista cinco estrelas ressaltou também a importância e qualidade das palestras ministradas por profissionais de alto nível no evento. “Neste ano tivemos como um dos principais temas a análise de jogo e desempenho. Foi muito legal conhecer outros profissionais renomados de clubes gigantes do mundo. O ponto alto do evento foram as palestras do Marcelo Bielsa, profissional com uma essência de conhecimento de jogo, extremamente conhecedor e peça fundamental na metodologia de treinamento mundial. Ele é uma grande referência”, frisou.
O fisioterapeuta Charles Costa participou da mesa Return to Play, que discutiu os critérios para o retorno de atletas lesionados para a prática esportiva. "Este é um tema de extrema relevância e que vem ocupando um tempo significativo nas discussões não só na área acadêmica, como também na área esportiva. O que buscamos é chegar a um consenso, sobre quais são as melhores práticas que os clubes devem utilizar como critérios para liberação de atletas para atividades irrestritas", pontuou.
Para Charles, o intercâmbio entre profissionais de diversas partes do mundo é o grande chamariz de um evento desta natureza. "É uma oportunidade ímpar participar do congresso da Aspire. Uma grande oportunidade de representar o Cruzeiro e trocar experiências com profissionais do esporte do mundo inteiro. Essas experiências permitem que a gente veja soluções e perspectivas de outras partes do mundo, e nós também podemos mostrar o que estamos fazendo", destacou.
Durante os dois dias de programação, além de mesas de debates e workshops, foram realizadas entrevistas com técnicos, jogadores e ex-atletas, casos do treinador português André Villas Boas, dos espanhóis Xavi Hernández e Carles Puyol, além dos anfitriões holandeses Ronald de Boer, Marc Overmars, Edwin Van Der Sar e Ruud van Nistelrooy.
996 visitas - Fonte: Site oficial