logo

3/10/2016 12:32

Disciplina e passe de bronze: motivos da soberania de Edimar no time titular

O lateral é o único que atuou em todos os jogos sob o comando de Mano. É, também, o terceiro que mais acerta passes e terceiro defensor que menos comete faltas

Disciplina e passe de bronze: motivos da soberania de Edimar no time titular
Edimar é o terceiro jogador que mais acerta passes no elenco do Cruzeiro (Foto: Juliana Flister/Light Press)



Mano Menezes tem 15 jogos sob o comando do Cruzeiro. Coincidência ou não, Edimar foi o único jogador que atual em 100% das partidas com o novo treinador. O comandante já fez mexidas na zaga, no meio, no ataque e até no gol, em virtude da contusão de Fábio. Mas a soberania de Edimar na lateral direita pode ser um indicativo de alguns aspectos interessantes.

Pode-se dizer que a soberania de Edimar entre os titulares da Raposa tem a ver com a disciplina do jogador. Quanto menos falta comete, menos chance de levar amarelo. Quanto menos amarelo, menos chance de ser suspenso. Mas claro que outros aspectos também entram na conta para ganhar a confiança de Mano Menezes, como a condição física do atleta e a capacidade de recuperação muscular entre os jogos. Isso tudo aliado às qualidades técnica e tática durante as partidas.

Se o número de passes certos no Cruzeiro fosse um pódio, Edimar estaria com a medalha de bronze. Ele está em terceiro lugar na lista dos jogadores celestes com melhor média de passe. No topo, Henrique com média de 28,33 passes certos por jogo, depois Manoel, com 27,8, seguido por Edimar (26,53).

Nos entramos numa situação difícil, que é a zona de rebaixamento e estamos lutando jogo a jogo para poder tirar o Cruzeiro dessa situação. O Cruzeiro é muito grande e esse escudo, esse time não pode estar onde está. Cabe a nós, a todos os jogadores darem o máximo continuar empenhado para tirar o Cruzeiro dessa situação.


Disciplinado

O Cruzeiro é um dos times mais indisciplinados do Campeonato Brasileiro. Está em quarto lugar e levou 72 amarelos ao todo. Mas se Edimar conseguiu ficar 15 jogos como titular na era Mano é sinal que ele é um jogador disciplinado. No total, o lateral levou dois cartões amarelos e está pendurado. Dos jogadores do meio campo para trás que começaram jogando contra o Grêmio, ele é o terceiro com menor média de falta, atrás do zagueiros Léo e Bruno Rodrigo, que têm uma média de 0,5 faltas por jogo. Edimar fez 21 faltas em 15 jogos, média de 1,4 por jogo.

A briga do Cruzeiro para escapar do rebaixamento no Campeonato Brasileiro ainda terá outros capítulos. Com 33 pontos em 28 rodadas, o time está no 15º lugar da classificação, apenas dois pontos do primeiro time do Z4. Edimar sabe que a situação do Cruzeiro, de lutar contra o rebaixamento, é algo constrangedor para os torcedores pelo tamanho do clube. No entanto, o lateral tem consciência que, apenas os próprios jogadores, podem tirar o time dessa situação.

- Nos entramos numa situação difícil, que é a zona de rebaixamento e estamos lutando jogo a jogo para poder tirar o Cruzeiro dessa situação. O Cruzeiro é muito grande e esse escudo, esse time não pode estar onde está. Cabe a nós, a todos os jogadores darem o máximo continuar empenhado para tirar o Cruzeiro dessa situação.

Apoio das arquibancadas

Agora, o Cruzeiro volta a jogar no próximo sábado, às 21h (de Brasília), quando recebe a Ponte Preta, no Mineirão. Edimar sabe que somar pontos dentro de casa contra a Macaca é essencial para se distanciar do Z-4. Além disso, o lateral exalta a força que a torcida tem passado para os jogadores dentro de campo.

- No sábado temos mais um jogo difícil e precisamos de mais três pontos para que o torcedor possa continuar vindo e apoiando, porque eles são de fundamental importância para o nosso crescimento nessa fase do campeonato.

1581 visitas - Fonte: Globo esporte




Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.