15/9/2016 17:03
Reis dos pontos corridos, São Paulo x Cruzeiro é hoje contra degola
Chávez e Sóbis são esperanças dos ataques de São Paulo e Cruzeiro
São Paulo e Cruzeiro sempre foram sinônimos de sucesso na era dos pontos corridos do Campeonato Brasileiro. Desde 2003, cada clube ergueu a taça três vezes e, de lá para cá, ao menos um deles sempre esteve presente em competições continentais.
O domínio de paulistas e mineiros vai além disso. São-paulinos e cruzeirenses são os 'reis' do modelo de pontuação que entrou em ação 13 anos atrás. Até hoje, cada um deles disputou 538 jogos na primeira divisão do Brasileiro - só Inter e Santos têm a mesma quantidade.
Mais do que isso, São Paulo e Cruzeiro são os times com maior pontuação nesse período - 906 pontos para o time do Morumbi, 862 para a equipe do Mineirão.
Tricampeões nacionais nos pontos corridos, o sucesso reflete nas participações em torneios da América. Com Libertadores e Sul-Americanas somadas, nenhum clube garantiu mais vagas do que estes dois. Entre 2003 e 2016, o São Paulo já esteve em 19, e o Cruzeiro soma 12 (mesmo número de Corinthians, Grêmio, Internacional e Santos).
Porém, ambos vivem uma temporada fora do normal no Campeonato Brasileiro. Na 12ª colocação, os paulistas têm apenas quatro pontos de vantagem para a zona de rebaixamento. Já os mineiros estão em situação ainda mais delicada, 14ª posição e somente dois pontos acima do Z-4.
Nesta quinta-feira, o São Paulo recebe o Cruzeiro no Morumbi, às 21h. A partida é uma das mais decisivas para as equipes, já que a reta final do Campeonato começa a se aproximar, e o risco do rebaixamento inédito segue vivo.
1074 visitas - Fonte: ESPN