3/9/2016 16:21
Técnico do sub-20 valoriza vitória e elogia consciência tática da equipe
A equipe júnior do Cruzeiro enfrentou um Guarani-MG “diferente’, neste sábado, na Toca da Raposa I. Se nos últimos dois confrontos entre os clubes, a Raposa venceu por 4 a 1 e 5 a 1 (sendo este último realizado no sábado passado), desta vez a vitória foi alcançada com um pouco mais de dificuldade, haja visto o placar final de 1 a 0 para o time celeste.
Para o técnico Marcos Valadares, o resultado e o panorama da partida representam muito bem a atual fase do Campeonato Mineiro Júnior, no caso, o hexagonal final. De acordo com o comandante celeste, a dificuldade do jogo é reflexo do atual momento da competição, o que, segundo ele, torna ainda mais importante a vitória cruzeirense, que mantém a equipe na liderança do torneio.
“Nós enfrentamos o Guarani-MG na primeira fase, aqui mesmo na nossa, vencemos por 4 a 1, mas era a segunda rodada. Ali, já tinha visualizado uma boa equipe, com bons jogadores, sabia que eles iriam classificar, o que aconteceu. Começaram o hexagonal vencendo o América-MG, mostrando força e potencial. Perderam para o Atlético, mas fazendo um jogo duro também, e a gente sabia que o jogo de hoje não tinha nada a ver com semana passada”, comentou.
“Um resultado não se transfere para o jogo seguinte em questão de facilidade. Sabíamos que o jogo seria duro e foi, mas temos que valorizar muito os três pontos, porque no hexagonal final não tem jogo fácil. Às vezes se ganha por um placar de 5 a 1, mas não foi um jogo fácil. Temos que ter o entendimento de que foram importantíssimos os três pontos. Claro que almejamos vitórias mais tranquilas, mas valorizamos a vitória, porque tem dia que o adversário luta e se entrega totalmente, mas o importante foram os três pontos conquistados”, completou.
Questionado sobre a postura mais resguardada do Cruzeiro, principalmente após o gol marcado pela equipe, logo com dois minutos de partida, Marcos Valadares salientou o avanço do Guarani-MG ao campo de ataque e, diante disso, elogiou a consciência tática de seus comandados.
“O gol no início é um fator superpositivo, mas levou a duas situações. Talvez tenhamos relaxado pela rapidez do gol, achando que iriamos ter uma vitória tranquila, e, no caso contrário, o adversário se lançou ao ataque. O jogo de futebol é um jogo de imposição espacial, eles invadiram um pouco nosso campo defensivo e, querendo ou não, nossos atacantes retornaram para ajudar a marcar. É a questão de mentalidade. Em alguns momentos vamos baixar o bloco, porque o adversário também tem capacidade. Claro, que poderíamos ter aproveitado melhor os contra-ataques, mas não aconteceu. Paciência, vamos melhorar este ponto. Mas, de novo digo, que temos que valorizar os três pontos importantíssimos para nós”, afirmou.
Campeonato Mineiro Sub-20
Jogos do Cruzeiro
Primeira fase
26/03 – Araxá 0 x 2 Cruzeiro – gols: Maycon e Andrey
02/04 – Cruzeiro 4 x 1 Guarani – gols: Rick Sena, Matheus Petrulio, Maycon e Gabriel Ribeiro
09/04 – Atlético-MG 1 x 1 Cruzeiro – gol: Rick Sena
16/04 – Jacutinga 1 x 1 Cruzeiro – gol: Andrey
20/04 – Cruzeiro 4 x 1 Tricordiano – gols: Rick Sena, Ronaldo, Nivaldo e Murilo Cerqueira
23/04 – Cruzeiro 7 x 0 Minas Boca – gols: Thonny (2), Marcelo (2), Andrey, Maycon e Vander
27/04 – Santarritense 1 x 1 Cruzeiro – gol: Rick Sena
30/04 – Villa Nova 1 x 2 Cruzeiro – gols: Thonny Anderson (2)
04/05 – Arsenal 0 x 2 Cruzeiro – gols: Murilo Cerqueira e Wendel
07/05 – Cruzeiro 0 x 1 América-MG
11/05 – Cruzeiro 4 x 0 Coimbra – gols: Kevin, Ruan (2) e Nivaldo
28/05 – Cruzeiro 5 x 0 Betinense – gols: Thonny Anderson, Tonhão, João Guilherme, Maycon e Fabrício (contra)
Hexagonal final
30/07 – Araxá 1 x 3 Cruzeiro – gols: Lucas Souza, Thiago e Raniel
06/08 – Cruzeiro 1 x 3 América-MG – gol: Andrey
13/08 – Cruzeiro 1 x 0 Atlético-MG – gol: Vander
20/08 – Villa Nova 0 x 3 Cruzeiro – gols: Andrey, Vander e Caio Rangel
27/08 – Guarani 1 x 5 Cruzeiro – gols: Raniel (2), Andrey, Thonny e Vitinho
03/09 – Cruzeiro 1 x 0 Guarani – gol: Thonny Anderson
10/09 – Cruzeiro x Villa Nova
17/09 – Atlético-MG x Cruzeiro
24/09 – América-MG x Cruzeiro
01/10 – Cruzeiro x Araxá
Artilharia do Cruzeiro
7 gols: Thonny Anderson
6 gols: Andrey
4 gols: Maycon e Rick Sena
3 gols: Raniel e Vander
2 gols: Marcelo, Murilo Cerqueira, Nivaldo e Ruan
1 gol: Caio Rangel, Gabriel Ribeiro, João Guilherme, Kevin, Lucas Souza, Matheus Petrulio, Ronaldo, Thiago, Tonhão, Vitinho e Wendel
798 visitas - Fonte: Site oficial