10/8/2016 08:34
Hora de ser forte em casa: por ascensão na elite, Cruzeiro quer melhorar aproveitamento em BH
Pela fuga do Z4 do Brasileiro, clube pretende fortalecer números como mandante
Nos nove jogos que fez como mandante no turno do Campeonato Brasileiro, o Cruzeiro conseguiu apenas nove pontos em 27 disputados, o que representou o baixíssimo aproveitamento de 33,33%, o pior entre os 20 clubes da elite nacional. Antepenúltima colocada com 19 pontos, a equipe celeste tem o desafio de alterar esse cenário na segunda metade da competição, a começar pelo jogo contra o Coritiba, domingo, às 16h, no Estádio Independência, pela 20ª rodada.
Depois de enfrentar o Coxa, a Raposa se despedirá do Horto e retornará ao Mineirão, onde, no dia 28 de agosto (domingo), às 11h, pegará o Santa Cruz. O clube ainda receberá Botafogo, Atlético, Grêmio, Ponte Preta, Chapecoense, Fluminense, Santos e Corinthians. Conquistar os 30 pontos em jogo é suficiente para livrar a equipe do risco de cair à Série B de 2017.
O técnico Mano Menezes valorizou a importância de atuar em casa e convocou a torcida para comparecer ao Independência no domingo. “O torcedor é a razão de tudo que fazemos no dia a dia. Se não existir o torcedor, não há motivo para a gente fazer o futebol. O torcedor do Cruzeiro, no ano passado, foi exemplar no momento de dificuldade quando chegamos. A equipe precisa conquistar o torcedor, não precisa ser sempre brilhante, mas o que o torcedor quer é uma demonstração de vontade de superar os obstáculos que aparecem. É exatamente isso que vi nesses três jogos. Tenho certeza que o torcedor do Cruzeiro vai estar ao nosso lado e cada vez em maior número”.
No returno do Brasileiro de 2015, Mano obteve seis vitórias e três empates em nove jogos à frente do Cruzeiro no Mineirão. O aproveitamento chegou a 77,77%. Destaque do time naquela ocasião - marcou 11 gols, todos no Gigante da Pampulha -, o atacante Willian ressaltou a grande importância de somar pontos em Belo Horizonte.
“Temos tudo para engrenar agora. É uma oportunidade boa contra o Coritiba em casa. Precisamos estar focados e mobilizados em fazer grande partida e conquistar a vitória”.
O grande exemplo para os cruzeirenses foi, sem dúvidas, a vitória por 4 a 2 sobre o Internacional, na última quinta-feira, no Independência. Os atacantes Rafael Sobis, com três gols, e Ramón Ábila, que marcou um tento, destacaram-se na partida e levantaram o astral dos mais de 12 mil pagantes. No domingo, a esperança é de repetição do bom futebol e de presença maciça de torcedores na arena do Horto para o grupo se aproximar da tão almejada recuperação.
Campanha do Cruzeiro em casa no Brasileiro:
Jogos: 9
Vitórias: 2
Empates: 3
Derrotas: 4
Gols: 12
Gols sofridos: 15
Pontos: 9 de 27
Aproveitamento: 33,33%
Cruzeiro 2x2 Figueirense - Mineirão
Cruzeiro 1x1 América - Mineirão
Cruzeiro 0x1 São Paulo - Mineirão
Cruzeiro 0x1 Flamengo - Mineirão
Cruzeiro 2x1 Palmeiras - Mineirão
Cruzeiro 2x2 Vitória - Mineirão
Cruzeiro 0x3 Atlético-PR - Mineirão
Cruzeiro 1x2 Sport - Mineirão
Cruzeiro 4x2 Internacional - Independência
6498 visitas - Fonte: Super esportes