logo

23/6/2016 10:00

De coadjuvante a "objeto de desejo": a rápida ascensão de Ábila no futebol

Como em praticamente dois anos, o atacante argentino saiu da segunda divisão do seu país para despontar como um dos principais jogadores da sua posição

De coadjuvante a objeto de desejo: a rápida ascensão de Ábila no futebol
Você investiria em um jogador aparentemente "gordinho", pesado e com pouca pinta, aparentemente, de goleador? Se me dissessem se tratar de Ramón "Wanchope" Ábila, não titubearia em dizer que sim. Nova contratação da temporada para o Cruzeiro, o atacante de 26 anos chega à Toca da Raposa como esperança de gols e como aquele "matador" que tanto a presidência desejava. Não é por menos, o argentino teve uma rápida ascensão no futebol, inclusive nas cifras, nos últimos dois anos, saindo da segunda divisão argentina com o Huracán, e passou a ser cobiçado por grandes clubes.

Revelado pelo Instituto de Córdoba, da Argentina, Ábila foi mero coadjuvante nos primeiros anos de carreira, sendo emprestado para outros clubes argentinos (Sarmiento e Deportivo Morón), mas sem sucesso nas passagens. Foi no Huracán que ele começou a despontar, sendo comprado, em 2013/2014, por valores quase que irrisórios para o futebol atual: R$ 800 mil aproximadamente. Conseguiu subir para a elite do seu país, conquistou a Copa Argentina em 2014 e a Supercopa da Argentina no ano passado, além de ter levado sua equipe para duas Libertadores e para a decisão da última Sul-Americana, sempre como principal atacante do time.

O investimento valeu como se pode ver, e muito, para o time argentino, que vai levar uma quantia pela negociação com o Cruzeiro, que comprou 50% dos direitos econômicos do atleta. Os clubes ainda não revelaram os valores investidos. O que se sabe é que Ábila é avaliado em, atualmente, aproximadamente R$ 18 milhões.

Ábila chegou a ser objeto de desejo de Atlético-MG e Internacional ainda nesta temporada, mas, ultimamente, estava era na mira do Boca Juniors. O jogador chegou a conversar com o clube argentino, mas as negociações esfriaram nas últimas semanas. O Cruz Azul, do México, também estava interessado, mas não teve tanta velocidade como o Cruzeiro para acertar a contratação.





Junto com Marco Rubén, do Rosario Central, e Carlos Tevez, do Boca Juniors, Ramón Ábila era um dos principais atacantes do futebol argentino nos últimos anos, sendo inclusive artilheiro da equipe nos últimos Campeonatos Argentinos. Na última edição, fez 11 gols, sendo o vice-artilheiro, perdendo apenas José Sand, do Lanús, campeão atual do país vizinho. Na anterior, marcou nove. Na Libertadores deste ano, ele fez cinco. Na do ano passado, quatro e cinco na Sul-Americana de 2015, na competição em que foi vice-campeão.

Requisitos que fazem com que o argentino chegue ao futebol brasileiro como uma das principais contratações internacionais da temporada. A esperança da torcida cruzeirense é que ele repita as boas atuações pelo Huracán, pelo qual fez o Cruzeiro de vítima no ano passado, pela Libertadores, com dois gols na fase de grupos.

Características
A fisionomia do argentino engana. Com 1,75 e aproximadamente 80 kg, Ábila sabe utilizar, e bem, a força física que tem. Com ela, protege bem a bola e ganha divididas com zagueiros na grande área. Nela, inclusive, tem bom posicionamento e aproveita muito disso para marcar seus gols. Mesmo sendo um atacante de força, o argentino tem boa qualidade no drible curto e dá trabalho para seus marcadores.

A esperança do torcedor é que todo esse currículo de Ábila seja mantido em terras brasileiras. A expectativa é que o jogador acompanhe a partida contra o Palmeiras, sábado, no Mineirão, às 19h (de Brasília), pelo Brasileiro. Com contrato de quatro anos, ele terá de ser regularizado antes na CBF para começar a atuar pela Raposa, que não encerrou suas investidas no mercado.

2742 visitas - Fonte: Globo esporte




falta vim o perrela,ele vai dar geito

O Riascos não pode transferir para outro clube este ano. já jogou no Vasco e Cruzeiro. mas ele tem raça, mas é fraco, a raça compensa, pois contagia o time

Eu não tô entendendo nada o sobis o valor é 17 milhões e esse gordinho argentino ai 18 milhões que merda é essa? vai ser mais um gringo pra ficar aqui encostado

centro avante q nao faz gol e fundamental o kara ate hj so fez um gol e de rebote kkkkk so pra rir de uns comentarios desees riascos e um lixo.. muito fraco pro cruzeiro .

riascos bom banco, esse ai vem pra titular, agr se vier sobis, vai ter q sair douglas coutinho

riasco foi fundamental pra q o cara fala q o fiasco e bom jogado intende ND d bola muito fraco tinha era q volta pro Vasco time d segunda q ele tem q joga fraco d mas errou o chute contra a ponte q acabou batendo na mao do zagueiro se não a bola ia lá na torcida muito ruiiii fundamental não sei pra que fez ND no JG fraco

concordo com vc riascos tem suas limitações mais tem raça e vontade de ganhar.

Riasco é um bom jogador, ao contrário do quê o amigo ai pensa, ontem na goleada de 4a0 ele foi fundamental

so falta vim o sobis e um lateral.

o Valter (argentino)

tomara que resolva o ataque por que riscos pode voltar para o Vasco e que venha um camisa 10 de verdade

quero ver o sobis ,também um meia e laterais

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.