Da Redação
Maikyson Coelho
O Cruzeiro conta com excelentes profissionais em todas as áreas e seus colaboradores são referências em todo o país. Diante desse fato, o Clube está sempre representado nos grandes eventos esportivos, como foi no 2º Simpósio de Educação Continuada da Comissão Nacional de Médicos do Futebol (CNMF), realizado na Confederação Brasileira de Futebol (CBF).
Nesse evento, que aconteceu nos dias 29 e de 30 de abril, no Rio de Janeiro - sede da entidade -, o Maior de Minas marcou presença com dois integrantes altamente gabaritados. Um deles é o Dr. Sérgio Freire Júnior, que participou de um debate com o seguinte tema: "Temperatura durante os jogos interfere na performance do atleta?".
Em conversa com o site oficial, o médico ressaltou alguns dos pontos que nortearam a apresentação. "Lá, abordamos, por exemplo, que a principal influência da temperatura se dá na desidratação do atleta. O tempo mais quente leva a uma desidratação maior, o que resulta em uma queda de desempenho e aumenta o risco de lesões. Por isso é fundamental ter alguns cuidados antes, durante e depois da partida. O atleta deve se manter hidratado e ter uma boa alimentação para evitar os danos causados pela alta temperatura", salientou.
Já em relação ao Simpósio como um todo, Freire Júnior não poupou elogios. "Esse encontro é muito importante para a nossa área de medicina esportiva, porque nele podemos discutir assuntos relevantes com colegas de trabalho de outras grandes equipes. Trocamos experiência, passamos algo para eles, mas também sempre aprendemos e nos reciclamos", declarou.
Além do médico, o fisioterapeuta cruzeirense e da Seleção Brasileira Sub-20, Charles Oliveira Costa, também esteve em solo carioca, onde expôs seus conhecimentos sobre a recuperação pós jogo, como ele mesmo conta.
“Na minha fala, tentei mostrar para os participantes quais são os melhores recursos normalmente utilizados na recuperação dos atletas e que sejam comprovados cientificamente. Sendo assim, o encontro científico auxiliou na elaboração de guidelines ou protocolos utilizando os recursos disponíveis para a recuperação do atleta após atividade extenuante. Elegemos as técnicas que conhecemos previamente o desfecho terapêutico, ou seja, os recursos mais eficientes na recuperação dos atletas”, explicou.
Detentor de um dos melhores Centro de Treinamentos do mundo, o Time do Povo conta, na Toca II, com o Centro Avançado de Reabilitação Esportiva (C.A.R.E.). Toda essa estrutura e a qualidade dos profissionais que ali atuam, transformaram a Raposa em uma referência no assunto.
“Essa participação no Simpósio é uma forma de mostrar que o Cruzeiro pode contribuir positivamente para a criação de protocolos que serão utilizados por todas as equipes. Estes protocolos tem o objetivo final de minimizar a ocorrência das lesões e otimizar a performance do atleta”, concluiu.