20/4/2016 18:16
Desde 94, nenhum grande cai na primeira fase da Copa do Brasil
Em 1994, Fluminense acabou desclassificado pelo Linhares-ES
O Flamengo joga às 21h45 (de Brasília) desta quarta-feira, no Estádio Raulino de Oliveira, em Volta Redonda, contra o Confiança-SE necessitando de, ao menos, dois gols para não deixar um tabu de 22 anos cair: desde 1994, nenhum clube dos chamados grandes dos quatro Estados mais tradicionais do país no futebol foi desclassificado logo na primeira fase da Copa do Brasil.
Àquela oportunidade, o Fluminense acabou surpreendido pelo pequeno Linhares-ES com dois empates. No primeiro, ainda com Carlos Alberto Torres como técnico, 2 a 2 nas Laranjeiras, com gols de Wallace e Mário Tilico. Na volta, exatamente um mês depois e com Delei no comando técnico, a equipe capixaba conseguiu segurar o 1 a 1 e eliminou o time tricolor.
O Linhares chegaria surpreendentemente até a semifinal, quando foi parado apenas pelo Ceará, vice-campeão diante do Grêmio.
Curiosamente, antes do Fluminense, só dois times considerados grandes no futebol nacional acabaram eliminados logo de início. O Inter foi o primeiro deles, em 90, segundo ano da Copa do Brasil. À época, bateu o Cricúma na ida por 1 a 0, mas perdeu na volta por 2 a 0 e deu adeus ao torneio.
Junto com ele esteve, na mesma temporada, o Cruzeiro. A equipe celeste, após empatar em 0 a 0 com o Goiás, acabou eliminado com um doloroso 4 a 0. O time esmeraldino viria a ser o vice-campeão naquela temporada, ao ser derrotado pelo Flamengo.
Vale lembrar que, no começo da Copa do Brasil, o número de clubes era muito menor que o atual e, por isso, era comum times maiores se enfrentarem no início.
A equipe classificada da partida entre Flamengo e Confiança na disputa desta quarta enfrenta na segunda fase o vitorioso do duelo entre Fortaleza e Imperatriz-MA, que jogam no dia 28 de abril, no Ceará. Na partida de ida, no Maranhão, houve empate por 1 a 1.
1278 visitas - Fonte: ESPN