logo

30/3/2016 08:02

Jogo dos 7 erros: a semelhança entre as defesas de Fábio e Gordon Banks

A defesa do goleiro do Cruzeiro no clássico contra o Atlético-MG faz lembrar defesa mais incrível de todos os tempos. Veja o vídeo e compare os dois lances

Essa foto mostra o momento exato que Gordon Banks defende a cabeçada de Pelé (Foto: Getty Images)

O clássico entre Cruzeiro e Atlético-MG ainda está na boca dos torcedores. A partida teve vários ingredientes que ainda causam repercussão: polêmicas de arbitragem, comemoração provocativa e, principalmente, a atuação do goleiro Fábio. O capitão da Raposa fechou o gol, e uma das grandes defesas foi na cabeçada de Robinho, no segundo tempo. A comparação com uma das maiores defesas de todos os tempos é inevitável. Na Copa do Mundo de 1970, o inglês Gordon Banks defendeu de maneira espetacular uma cabeçada de Pelé. E aí, você que existe mesmo semelhança com a defesa de Fábio?

Vamos agora estabelecer as semelhanças e as diferenças entre as defesas. Os dois lances se originaram pelo lado direito. Em 1970, Jairzinho recebeu em velocidade pela ponta direita. No clássico, foi o argentino Lucas Pratto que recebeu na direita. Os dois fizeram o cruzamento de perna direita e ajeitaram a bola apenas uma vez antes de alçar na área.

Os dois cruzamentos foram muitos parecidos. No lance histórico da Copa do México, Pelé recebeu o cruzamento bem perto da linha da pequena área, mas com um marcador inglês em sua cola. Robinho subiu sozinho, em cima da risca da pequena área. A semelhança do movimento da cabeçada dos atacante é impressionante.

Depois da finalização que, tanto no caso de Pelé quanto no caso de Robinho, acontece como manda o manual dos cabeceadores - testada firme, direcionada para chão - entra em cena a técnica de ambos goleiros. A defesa é muito parecida, os dois fazem a intervenção quase em cima na linha do gol. A diferença é que a cabeça de Robinho vai um pouco mais alta, e Fábio defende com a mão esquerda. No caso de Banks, a finalização de Pelé é um pouco mais baixa, e o goleiro inglês pega com o braço direito.

2445 visitas - Fonte: Globo Esporte




Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.