19/3/2016 08:23
Mini gol: descubra como o Cruzeiro quer melhorar pontaria em 2000%
Trabalho específico com meta reduzida na Toca da Raposa II visa melhorar a pontaria e aprimorar a posse de bola e desenvoltura dos jogadores
Bruno Rodrigo carrega "golzinho" no treinamento do Cruzeiro (Foto: Maurício Paulucci)
Há algum tempo, a maior dor de cabeça do técnico Deivid era a pontaria. Desde o início da temporada, os gols do Cruzeiro eram raros, e a média estava baixa. No entanto, a partida contra o Uberlândia e o resultado de 3 a 0 motivaram o treinador e os torcedores. Nem por isso a missão de turbinar o ataque foi abortada: os jogadores participam de um treinamento especial, que ajuda nas funções táticas e, também, aprimora a pontaria.
As dimensões oficiais das traves profissionais são de 2,44m por 7,32m. Isso dá uma área de aproximadamente 18 metros quadrados. No treinamento de sexta-feira, Deivid comandou uma atividade diferente na Toca da Raposa II, com mini gols. A pequena meta mede 1,1m por 80cm, com uma área de aproximadamente um metro quadrado.
Se o jogador do Cruzeiro acerta o pequeno, a grosso modo, ele aumenta em cerca de 2000% a chance de acertar a pontaria na hora do jogo. Fica evidente que a dificuldade de balançar as redes, nesta circunstância, é maior. Ou seja, se acertar o pequeno gol é possível, será mais fácil balançar as redes na hora dos jogos, como diz Arrascaeta.
- No pequeninho é mais difícil, mas também tem outra função. Pode ser para melhorar a precisão de achar um companheiro em uma enfiada ou para fazer o gol. Aí, no jogo, fica mais fácil.
Mas se você pensa que o treinamento pode melhorar apenas a pontaria, está enganado. O técnico Deivid explica que o treinamento curioso tem outra função: aprimorar a posse de bola e fazer a ocupação dos espaços dentro do gramado.
- A gente trabalha ali para fazer mais o balanço e a zona da pressão. Só vale o golzinho depois que passa da linha do meio. Para treinar a pressão no homem da bola e quando entra no campo do adversário, tem que jogar mais rápido para fazer o gol.
1659 visitas - Fonte: GloboEsporte