logo

4/3/2016 19:06

Jogadores do Cruzeiro assistem a palestras preventivas na Toca II

Jogadores do Cruzeiro assistem a palestras preventivas na Toca II
Os jogadores, comissão técnica e membros da diretoria do Cruzeiro Esporte Clube participaram de um workshop na manhã desta sexta-feira, na Toca da Raposa II. Jogo Limpo Integridade Esportiva é o nome do evento e os temas das palestras apresentadas foram três: Infrações disciplinares, manipulação de resultados e doping.

O primeiro tema do dia, infrações disciplinares, foi ministrado pelo Procurador Geral do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), Dr. Paulo Schimitt. O Procurador alertou para a importância de eventos como esse e parabenizou o Cruzeiro pela iniciativa. Schimitt lembrou que o Clube foi um dos precursores em palestras preventivas aos atletas e se diz honrado em ter participado.

“É uma das formas mais importantes e talvez eficaz de se prevenir infrações. Um plantel tão qualificado quanto o Cruzeiro, um clube de tamanha importância precisa se prevenir. Já estivemos em Minas Gerais outras vezes, é um clube precursor nessa atividade de palestras, buscando trazer o tribunal desportivo e a visão da justiça desportiva para dentro do clube com a finalidade de evitar prática de infrações. A Escola Nacional de Justiça Desportiva fica honrada com a possibilidade de estar também em um clube como o Cruzeiro”, declarou.

A manipulação de resultados foi o segundo assunto abordado no dia. Thiago Barbosa, especialista no combate a manipulação de resultados, falou sobre o tema aos presentes e alertou para os riscos que se corre quando se participa de esquemas ilícitos. O profissional lembrou aos presentes que a prática pode levar a prisão e mostrou como evitar abordagens e mostrous as devidas precauções sobre o assunto.



Essa área de manipulação de resultados a gente nota que existe certa resistência dos jogadores para conversarem conosco, mas de toda forma fiquei muito satisfeito com o trabalho que realizamos aqui, eu particularmente na minha palestra, senti que eles estavam muito interessados e focados no assunto. Passamos um vídeo para mostrar um exemplo de um jogador italiano que viveu esse problema de manipulação de resultados e que acabou preso. Então a gente nota que eles ficam atentos e procuramos estimular tanto a questão de prevenção quanto à necessidade de procurar ajuda caso sejam abordados”, explicou Barbosa.

O terceiro e último tema do dia foi o doping. Os palestrantes para a ocasião foram o Presidente da Comissão Nacional de Doping da CBF, Dr. Fernando Solera e Dr. Thomaz Paiva, especialista em doping. Solera classificou o evento como importantíssimo para os jogadores descobrirem e conhecerem mais sobre o tema e suas punições e alertou os presentes sobre varias possibilidades de dopagem. Segundo Solera, algumas delas o jogador nem imagina o risco que estará correndo.

“Esse nível de informação é importantíssimo para o jogador profissional, para todos os times, não só da serie A do Brasileiro, mas para as equipes que estão vislumbrando com o futebol profissional. Esses times precisam absorver a ideia no sentido de atenção, de credibilidade do esporte, da mensagem que eles passam. No caso da conduta ligada ao doping no esporte é uma preocupação a mais já que é a imagem que o atleta passa vai para o torcedor, e o investimento que o Clube faz sobre cada atleta é alto”, falou Solera.

“O ponto chave da palestra do doping é o doping involuntário. Então falamos de coisas que eles estão acostumados a fazer muitas vezes e nem se apercebem. Então depois da palestra é muito comum eles virem até a gente e confessarem certas situações, então para nós mostra que estamos prevenindo e no caminho certo” falou Paiva, sobre a possibilidade do doping involuntário.



Presente ao evento, o Superintendente do Futebol Profissional da Raposa, Dr. Sergio Rodrigues, falou da preocupação do Cruzeiro com os fatores extra campo, não somente no caso das infrações como também das possibilidades do doping. Dr. Sérgio ainda lembrou que o Clube foi pioneiro a abordar o tema com os jornalistas no ano passado e que os jogadores puderam aprender com as pessoas mais renomadas no Brasil nessa área.

“Com certeza, nós falamos hoje que o futebol é muito maior que as quatro linhas, a gente tem que pensar em coisas muito maiores. Então essa orientação para os jogadores, principalmente nos tribunais de justiça desportiva é o que foi explicado aqui. Às vezes eles tiram o atleta de campo muito mais que a contusão, então é importante eles terem esse tipo de orientação, e pelas pessoas mais renomadas do Brasil”, falou o Superintendente.

“É nossa preocupação, a gente começou a fazer isso no ano passado com os jornalistas e agora com os jogadores mostra que preocupamos com o extra do futebol. Precisamos fazer isso, é uma responsabilidade do Clube, com os atletas e com a sociedade em geral. Então falar com os jornalistas e com os jogadores sobre os temas demonstra a excelência do Cruzeiro em fazer esse tipo de evento”, completou Dr. Sérgio.

O técnico celeste Deivid também prestigiou ao evento e gostou muito do que foi abordado aos seus comandados. Deivid parabenizou o Clube por mais essa iniciativa de prevenção aos atletas e felicitou os palestrantes que estiveram presentes ao evento.

“A palestra foi muito boa para os nossos jogadores, muito transparente e muito clara. A palestra vai evitar que possamos ter problemas futuros com infrações que possam acontecer, e que muitas vezes nem sequer conhecemos o problema. É muito importante eles terem na cabeça o que é ser realmente um atleta. O Cruzeiro e os palestrantes merecem o nosso parabéns”, concluiu.

1236 visitas - Fonte: Site Oficial




Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.