logo

27/1/2016 13:35

Henrique diz que indefinição da Copa Sul-Minas-Rio não desmotiva equipe

Volante do Cruzeiro explica que discordâncias entre CBF e a organização da competição não interferem na vontade dos jogadores de disputarem torneio

Henrique diz que indefinição da Copa Sul-Minas-Rio não desmotiva equipe
Henrique fiz que expectativa pelo torneio é grande (Foto: Washington Alves/Light Press)

As discordâncias entre a organição da Copa Sul-Minas-Rio, CBF e Federação Carioca vêm se arrastando desde 2015. Mas mesmo após a nota de veto da Confederação Brasileira de Futebol para a realização do torneio em 2016, os times confirmaram que a competição, que terá caráter amistoso, irá acontecer. O Cruzeiro, clube do presidente da Liga, Gilvan de Pinho Tavares, já está definido para entrar em campo nesta quarta-feira, contra o Criciúma, às 19h30 (de Brasília), em Santa Catarina. Para Henrique, um dos titulares do time de Deivid, as indefinições que cercaram a organização do torneio nos últimos meses e o veto da CBF não desmotivam os jogadores na disputa da Copa Sul-Minas-Rio.

- Normal para a gente. A gente é pago para jogar. Claro que a gente vai para esse jogo esperando o que vai o que acontecer. Mas vamos concentrar pra viajar para que o jogo. Somos funcionários, vamos entrar para jogar. O pessoal da diretoria que vai resolver o que é certo ou não. Mas nos vamos estar preparados para acontecer o jogo – afirmou o volante.

Na verdade, depois de mais de 20 dias de pré-temporada, Henrique conta que os jogadores vivem a expectativa de poder voltar a disputar competições. O Cruzeiro já teve o primeiro teste na temporada, quando venceu o Rio Branco por 2 a 0 em amistoso no Espirito Santo. Mas mesmo que a Copa-Sul-Minas-Rio, não seja uma competição oficial, o torneio vale troféu. Por isso, a ansiedade de voltar a jogar.


Henrique participou da vitória sobre o Rio Branco, no Espírito Santo (Foto: Gabriel Lordello / Light Press)

- A expectativa sempre é grande. A gente treina para jogo. E quando não acontece é diferente. Mas quando se tem jogo a mente vai se preparando pro ambiente que é jogo. A gente sente falta, porque mexe com muita coisa.

O que muda no Cruzeiro 2016

Henrique é um dos jogadores mais antigos do elenco celeste, contando as duas passagens - 2008 a 2011 e 2013 até atualmente - que teve pelo clube. Por isso, tem propriedade para falar do que muda no jeito de jogar do Cruzeiro sob o comando de Deivid.


Estilo de Deivid tem despertado interesse dos jogadores (Foto: Washington Alves/Light Press)

- As características dele (Deivid) são a posse de bola, a saída de trás com a bola, isso é importante hoje. A visão dele é bem inovadora em relação a isso. Tem tido grande êxito nos trabalhos. A gente vai se aperfeiçoando cada dias mais com os treinamentos que ele passa. É um futebol moderno que vai dar gosto de ver, de jogar. Isso é importante pra ele, pra nós e pra maneira que estamos traçando de jogar.

Uma das mudanças de Deivid está justamente no setor de Henrique. Sob o comando de Mano Menezes, o time atuava com três volantes – Henrique, Willians e Ariel. Com Deivid, o Cruzeiro terá apenas Henrique e Ariel para marcação no meio de campo. Com isso, Marcos Vinícius e Alisson, homens de criação do setor, passam a ter que recompor a marcação para não sobrecarregar os colegas. Henrique avalia como fica o time na nova formação.

- Está cada dia melhor. Claro que não é a característica do Alisson ou do Marcos Vinícius de recompor muito. Mas eles estão treinando e fazendo bem esse papel. Isso vem com treinamento. A gente treina e se aperfeiçoa. Jogávamos de outra maneira, mas eles estão ali, e fazem bem feito. Marcadores seremos eu e Ariel. Mas acho que a compactação é fundamental nesse estilo de jogo. Como você não tem esse jogador extra de marcação, se o time tiver muito espaçado não vale a pena. Então temos que fechar e marcar, porque fica interessante porque todos nós temos a qualidade de passe e de drible e com isso o jogo fica interessante.

1098 visitas - Fonte: GloboEsporte




Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.