Gilvan de Pinho Tavares, presidente do Cruzeiro, espera anunciar reforços (Foto: Gabriel Duarte)
O segundo dia do ano é mais que especial para todo cruzeirense. É nesta data que o clube faz aniversário e, em 2016, completa 95 anos de existência, ficando mais próximo do centenário. Além de uma temporada bem diferente da anterior, a torcida também espera o anúncio de mais reforços. Até agora já foram três: o meia Sanchez Miño, e os atacantes Rafael Silva e Douglas Coutinho. Quem será o próximo? O presidente do Cruzeiro, Gilvan de Pinho Tavares, não revela, mas espera anunciar outra contratação neste sábado.
- Estamos fazendo todo o esforço para ver se a gente consegue anunciar à torcida do Cruzeiro. O período de negociações é muito ruim, os jogadores estão de férias, viajando, às vezes os presidentes dos clubes também tiram dias para descansar, e isso tudo dificulta e tem atrasado o andamento das negociações. Mas Acredito que a gente vai poder falar de contratações para a torcida do Cruzeiro - disse o dirigente.
No primeiro dia do ano, o Cruzeiro ficou mais perto do acordo com Gustavo Cuéllar, do Junior Barranquilla. O time colombiano avançou nas negociações com o Deportivo, dono dos direitos econômicos do atleta, e nos próximos dias deverá concretizar as negociações com a Raposa, que terá o volante por um ano, por empréstimo.
Outras negociações já encaminhadas são com Matías Pisano, do Independiente, e Bruno Nazário, que está no futebol polonês. Qual será anunciado na data festiva para o Cruzeiro? Ou haverá novidades?
Comemoração
O aniversário será comemorado com a tradicional Missa de Ação de Graças, na Sede do Barro Preto. Mas será apenas realizada na segunda-feira, às 19h30 (de Brasília), no salão social do clube. Diretoria e funcionários estarão presentes.
O Cruzeiro foi fundado em 2 de janeiro de 1921 com o nome de Societá Sportiva Palestra Itália, pela colônia italiana de Belo Horizonte, que sonhava ser representada por uma associação esportiva. A estreia oficial do clube celeste ocorreu no dia 3 de abril do ano de sua fundação, em partida realizada no antigo Estádio do Prado Mineiro. O então Palestra Itália venceu um misto de equipes da cidade de Nova Lima, por 2 x 0. O primeiro título mineiro conquistado veio em 1926 e em grande estilo, ao aplicar um retumbante goleada de 10 x 1 sobre o Grêmio, no estádio do Barro Preto.
Cruzeiro tem muitos títulos na galeria, uma delas é a Libertadores de 76 (Foto: Reprodução/ Cruzeiro)
O clube já conquistou duas Taças Libertadores (1976 e 1997), duas Supercopas (1991 e 1992), uma Recopa Sul-Americana (1998), quatro Campeonatos Brasileiros (1966, 2003, 2013 e 2014), quatro Copas do Brasil (1993, 1996, 2000 e 2003), uma Copa Centro-Oeste (1999), duas Copas Sul-Minas (2001 e 2002), além de 37 Campeonatos Mineiros.