Fotos: Igor Coelho/Light Press
O próximo adversário do Cruzeiro na Copa Libertadores da América é um velho conhecido de decisões em mata-mata. Depois que venceu o clássico contra o Corinthians por 2 x 0, o São Paulo ganhou a disputa com o San Lorenzo e ficou com a segunda vaga do grupo 2 da competição internacional. O Cruzeiro terminou a primeira fase como líder de seu grupo e o oitavo melhor primeiro colocado, e por isso enfrenta o São Paulo, que foi o melhor segundo colocado no geral.
Quando a decisão entre estes Clubes é decidida em dois jogos, a vantagem é do time da Toca da Raposa. Os times se encontraram nesse modo de disputa em sete ocasiões, e o Cruzeiro foi melhor em quatro oportunidades, duas delas em finais, uma internacional outra nacional: em 1995, pela Copa Ouro e em 2000, pela Copa do Brasil.
O zagueiro Paulo André classifica o confronto como um clássico do futebol nacional. Para o defensor celeste, o adversário é qualificado e vem embalado pela vaga obtida no duelo contra o rival paulista.
"Vai ser um confronto muito difícil, o São Paulo jogou muito bem a partida contra o Corinthians e conseguiu sua classificação, o time tem jogadores talentosos e com renome internacional, mas temos plenas condições de fazer um belo resultado, principalmente no primeiro jogo que é fora de casa. Precisamos trazer a vantagem para o Mineirão e diante da torcida conseguir a nossa classificação", declarou o zagueiro celeste.
Oriundo do futebol paulista, o meia Gabriel Xavier aposta em um confronto complicado para a Raposa. O atleta fez questão de valorizar o feito celeste que se classificou em primeiro do grupo e lembrou o quanto o Cruzeiro é forte quando disputa competições em mata-mata.
"Nós viemos de uma vitória empolgante e vamos enfrentar o São Paulo, um time acostumado a diputar a Libertadores, e que também teve sua classificação obtida em uma grande vitória no clássico paulista. Mas o Cruzeiro é uma potência e vamos com tudo para buscar a classificação e avançar na competição", falou o meia.
Relembre os duelos de mata-mata entre Cruzeiro e São Paulo, que time celeste saiu vencedor:
Internacionais:
Copa Ouro de 1995 (final)
24/10/1995 – Cruzeiro 0 x 1 São Paulo (Mineirão)
02/11/1995 – São Paulo 0 x 1 Cruzeiro (Pacaembu)
Pênaltis: Cruzeiro 4 a 1
Campeão: Cruzeiro
Copa Libertadores de 2009 (quartas de final)
27/05/2009 – Cruzeiro 2 x 1 São Paulo (Mineirão)
18/06/2009 – São Paulo 0 x 2 Cruzeiro (Morumbi)
Cruzeiro classificado
Nacionais:
Copa do Brasil de 1993 (quartas de final)
04/05/1993 - São Paulo 1 x 2 Cruzeiro (Morumbi)
11/05/1993 – Cruzeiro 2 x 2 São Paulo (Mineirão)
Cruzeiro classificado
Copa do Brasil de 2000 (final)
05/07/2000 – São Paulo 0 x 0 Cruzeiro (Morumbi)
09/07/2000 – Cruzeiro 2 x 1 São Paulo (Mineirão)
Campeão: Cruzeiro