8/4/2015 08:19
Cruzeiro pega Mineros para recuperar prestígio no Mineirão e se aproximar de vaga nas oitavas
Vitória nesta quarta pode deixar Raposa muito perto da próxima fase da Libertadores
Cruzeiro encerrou preparação para pegar o Mineros com treino tático no Mineirão nessa terça-feira
O Cruzeiro tem muitos e importantes motivos para buscar uma vitória nesta quarta-feira, contra o Mineros da Venezuela, às 22h, no Mineirão. Em termos práticos, um triunfo deixa o clube celeste bem próximo da classificação às oitavas de final da Libertadores, principalmente se o Universitario de Sucre vencer o Huracán, no mesmo dia, às 19h45.
Se esses resultados ocorrerem, a Raposa poderá empatar com os argentinos na rodada seguinte que assegurará a vaga. Além da importância matemática, uma vitória nesta quarta significaria para o Cruzeiro a recuperação do seu prestígio jogando dentro de casa. Nesta temporada, foram seis jogos disputados no gigante da Pampulha, com apenas uma vitória, sobre o Boa Esporte, no Estadual. O aproveitamento é de 38,8%.
Esses números não condizem com a história da Raposa na maior competição do continente. Contra o Mineros, o Cruzeiro fará sua 70ª partida como mandante na Libertadores. Até hoje, foram 53 vitórias, 10 empates e apenas seis derrotas, com 175 gols marcados e 54 sofridos, cravando um saldo de 121 e ótimo aproveitamento de 81,6%.
Para resgatar seu poder como mandante, o técnico Marcelo Oliveira terá problemas para escalar o Cruzeiro. O atacante Marquinhos, lesionado, está fora do jogo, bem como Judivan, que está com a Seleção Brasileira sub-20. Já Marcos Vinicius, que poderia ser uma terceira opção, não está inscrito na Libertadores. Mesmo se estivesse, o meia se machucou no último fim de semana e ficou fora de combate.
Quem ficará com a vaga é Willian, que se recuperou de lesão e estará em campo depois de um mês longe dos gramados. “Tive trabalho bacana na fisioterapia. Volto muito feliz. Estou preparado para entrar e ser importante como sempre fui. Que eu possa fazer meu melhor, juntamente com o grupo todo, ser campeão e vencer as partidas”, disse o atacante do bigode.
O Mineros é apenas o lanterna do grupo, com um ponto conquistado. A equipe venezuelana não vive bom momento. Sob o comando do técnico Antonio Franco, o time de Guayana disputou cinco partidas e só venceu uma. O aproveitamento é de 26%. Na primeira fase, o Cruzeiro derrotou essa mesma equipe por 2 a 0, na cidade de Puerto Ordaz, na Venezuela.
CRUZEIRO X MINEROS
Cruzeiro:
Fábio; Mayke, Leo, Paulo André e Mena; Willians e Henrique; Willian, De Arrascaeta e Alisson; Leandro Damião
Técnico: Marcelo Oliveira
Mineros:
Luis Romero; Luis Vallenilla, Julio Machado, Anthony Matos e Gabriel Cíchero; Edgar Jiménez, Arnold López, Louis Peña e Ebby Pérez; Richard Blanco e Zamir Valoyes.
Técnico: Antonio Franco
Motivo: fase de grupos da Copa Libertadores 2015
Data: 8 de abril, quarta-feira, às 22h
Local: Mineirão, em Belo Horizonte
Árbitro: Jorge Osorio (CHI)
Assistentes: Marcelo Barraza (CHI) e Claudio Rios (CHI)
1887 visitas - Fonte: superesportes.com.br