Tite concedeu sua primeira entrevista coletiva como técnico do Cruzeiro nesta quarta-feira (7), em apresentação realizada na Toca da Raposa. O treinador abriu o jogo sobre diversos assuntos, incluindo o desejo do clube por Gerson. Enquanto a diretoria da Raposa insiste na contratação do volante que pertence ao Zenit, da Rússia, Tite comenta como o jogador de 28 anos seria útil na formação de um elenco versátil.
"Daqui a pouco você tem um jogador que pode contribuir numa função de mais um meia de articulação e criação, e o Gerson tem essa capacidade, e joga em duas, três funções. Ele pode ser externo/meia, meia central ou segundo médio, como jogou comigo na seleção, jogou até na esquerda comigo”, explicou. “Você cria jogadores e tem jogadores que são versáteis e que te dão possibilidade de utilização maior, assim como o Christian. Aí você começa a estabelecer. Falei com o Matheus Henrique e ele disse que joga de primeiro volante também. Isso faz com que você não inche o grupo”, completou o treinador.
Tite também cita as saídas de Bolasie, Eduardo, Gamarra, Léo e Gabigol ao falar da busca do “equilíbrio” em seu plantel. Ao ser questionado sobre Gabriel Barbosa, porém, o treinador desconversou. "A gente olha para a frente, né? Eu quero pensar nas possibilidades de utilização do Néiser (Villarreal), do Chico (da Costa) que está chegando... Eu desejo sucesso para ele [Gabigol] no trabalho, que ele possa retornar e dar ao Cruzeiro, no momento em que for conveniente, a melhor situação possível”, disse.
Demitido do Flamengo no dia 30 de setembro de 2024, Tite passou mais de um ano sem comandar outra equipe. O treinador comentou sobre o período sabático e o que conseguiu tirar deste tempo afastado dos gramados e do dia a dia do futebol. "Fazendo uma analogia, tem uma parábola da águia que, quando chega um determinado momento, ela vai para o penhasco e fica quieta, ela tira o bico, ela tira a unha e tira a pena, porque ela tem que reciclar em algum momento. Eu tinha esse necessidade de me reciclar.
"A minha unha não, mas o meu joelho, sim... E aí estou com a autoestima bem melhor”, explicou Tite. “Estou legal comigo, com a minha família, estou bem com as pessoas que quero bem e faço aquilo que amo e tenho prazer. Então, dar esse tempo para reciclagem e para observação de um campeonato que era, e que foi, muito disputado, e méritos à equipe do Cruzeiro, que fez um grande campeonato, e que agora tem ambição maior, de títulos, e eu sei disso”, finalizou.
O Cruzeiro estreia na temporada 2026 neste sábado (10), às 18h30 (de Brasília), contra o Pouso Alegre, em jogo da primeira rodada do Campeonato Mineiro.



Cruzeiro x Botafogo: onde assistir, escalações e palpite para o duelo no Mineirão
Cruzeiro anuncia Néiser Villarreal, artilheiro do Mundial Sub-20, como novo reforço para 2026
Transmissão Ao Vivo Santos x Cruzeiro: horário, escalações e onde assistir
Cruzeiro Encerra Brasileirão Diante do Santos visando a Copa do Brasil.
SEMIFINAL COPA DO BRASIL: Cruzeiro x Corinthians: saiba onde assistir, horário, escalações e o que está em jogo!
Alerta ligado! Três titulares do Cruzeiro chegam pendurados para semi decisiva contra o Corinthians
Gol do Corinthians sob suspeita! Imagem viral aponta mão de Memphis e provoca indignação celeste!
Cruzeiro contesta o VAR na CBF e pede revisão do gol de Memphis e do cartão de Romero
Retrospecto poderoso! Cruzeiro leva vantagem histórica contra o Corinthians no Mineirão
Jardim desabafa após derrota e cobra presença da torcida do Cruzeiro antes da decisão contra o Corinthians!