logo

15/12/2025 15:07

Leonardo Jardim explica saída do Cruzeiro e comenta sobre sucessor no clube.

Leonardo Jardim explica saída do Cruzeiro e comenta sobre sucessor no clube.

Leonardo Jardim se despediu do comando do Cruzeiro na tarde desta segunda-feira (15), em entrevista coletiva na Toca da Raposa. Pedrinho, presidente do clube mineiro, fez um discurso emocionado antes de o treinador começar a explicar os motivos de sua saída. “Lutamos para que isso não viesse a acontecer. Mas ele tem a necessidade dele, precisa ficar fora, não pode adiar compromissos dele. Dizer que fica uma gratidão muito grande pelo Jardim, pela comissão técnica dele toda, fantástica. Ele fez um ano fantástico. O Jardim nunca me pediu nada que a gente não pudesse fazer. Pelo contrário, sempre nos ajudou em muitas coisas que não eram da responsabilidade dele. É um cara que trabalha pela instituição, não pelo jogador. Um cara que deixou uma lição muito grande para nós. Esses dez meses dele aqui valem como dez anos de aprendizado para mim. Triste pela saída dele”, disse o dirigente.

Em seguida, Leonardo Jardim começou a entrevista explicando o que motivou a sua decisão de não permanecer no Cruzeiro para 2026. O treinador diz que precisa cuidar de sua ‘saúde física e mental’. “Estes momentos nunca são fáceis, mas temos que ser racionais. Em fevereiro, quando vim para o Cruzeiro, eu passei 45 dias em viagens, hospital com minha esposa e sem tempo, sem tempo para nada. Dois dias depois de ela sair do hospital, eu vim para o Cruzeiro, com a energia que vocês conhecem. Quando eu entro em um projeto, é para dar o meu melhor. Nunca entrei em um projeto para só receber o salário. Eu me dediquei a 100%. O nosso contrato era até o final de 2025, com a possibilidade de saída, e eu acionei essa cláusula de poder sair agora e não renovar para 2026 por motivos que são muito pessoais ”, disse Jardim. “Primeiro, o desgaste que todo este ano, não só desportivo, mas minhas coisas pessoais criaram. Alguns sinais alertaram... ‘Jardim, para um pouco, sua saúde física e mental tem que ser preservada’ . Não é a primeira vez que faço isso. Depois de seis anos no Monaco, parei um ano e meio para refletir um pouco sobre a vida, para me recuperar e estar com energia. Não acredito que o trabalho do treinador pode ser feito de qualquer forma”, completou.

Crédito da imagem: ESPN

Questionado se vai ajudar a direção do Cruzeiro no planejamento para a próxima temporada, seja indicando um futuro treinador ou auxiliando na transição entre um trabalho e outro, Jardim afirmou que o clube está estruturado para seguir sem ele, mas que Pedrinho sabe seu telefone de cor quando precisar de ajuda. “Sinceramente, é injusto da minha parte dar opiniões sobre o que será o futuro, ainda mais tendo pessoas qualificadas no clube para tomar decisões. Neste momento ele (Pedrinho BH) deixou de ser meu presidente e passou a ser meu irmão mais velho. Ele sabe, o que precisar de conselho, eu posso dar, mas só se ele necessitar . Eu gosto de deixar as pessoas trabalharem”, disse. “Acredito que a estrutura está montada para trabalhar da melhor forma. Neste momento, não vão precisar da ajuda do Jardim . Mas o presidente tem toda a legitimidade de quando necessitar, o meu telefone é o mesmo. Nossa relação de amizade vai continuar, e se possível vamos ter tempo agora para ir à fazenda, que não conseguimos ir durante este ano (risos)”, completou o português.

Crédito da imagem: ESPN

Leonardo Jardim tira uma pausa pela terceira vez em sua carreira. A primeira foi após o trabalho no Olympiacos , da Grécia, já a segunda foi depois de sua passagem no Monaco , da França. O treinador deixou seu futuro em aberto. “O que será o futuro, como vocês dizem muito bem, a Deus pertence. A estrutura está formada, forte. Em março estarei aqui, tenho um casamento, algumas coisas com pessoas queridas. Tudo o que precisarem estarei 100% disponível. Em relação ao futuro, vamos ver”, disse. “ O nosso grande trabalho foi a rentabilização de todos os ativos do clube, seus jogadores, as pessoas, a estrutura. Hoje somos muito mais competentes, temos muito mais sucesso do que no início. Os jogadores tiveram um papel importante na evolução. Temos jovens na estrutura, mudamos o paradigma da estrutura usando jovens e experientes. Em termos de estrutura também, hoje em dia a estrutura sabe o que tem que fazer. Aqui todos precisam dar o melhor em prol ao Cruzeiro. Esses ganhos foram extremamente positivos”, explicou.

213 visitas - Fonte: Cruzeiro Web




Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.