Livre no mercado desde o começo de outubro, quando teve anunciada a sua saída do Watford após apenas 10 jogos, Paulo Pezzolano já projeta o seu futuro em um novo clube. Em entrevista exclusiva à ESPN, o técnico uruguaio abriu o jogo sobre os próximos passos da carreira e revelou até mesmo um "chamado" do Brasil. Depois de passar quase dois anos no Real Valladolid, clube de Ronaldo "Fenômeno" na Espanha, onde teve a oportunidade de disputar LALIGA, Pezzolano se mudou para a Inglaterra. Mas a experiência com o Watford na Championship, a segunda divisão do país, durou muito menos do que o esperado. Foram 10 jogos, com três vitórias, três empates e quatro derrotas, nesse que foi o trabalho mais curto da carreira do treinador.
E Pezzolano explicou o motivo de sua saída, citando algumas questões extracampo como preponderantes para a decisão. "Foi uma experiência curta, mas muito boa para mim. Eu acredito e tenho uma maneira de trabalhar muito profissional, muito direta. Aconteceram coisas internamente, mas, o mais importante, é que, esportivamente, o time estava bem, fizemos sete dos últimos nove pontos (que disputamos), o time vinha crescendo dentro e fora do campo. A passagem foi boa, eu acho que foram coisas extracampo, não tenho muito claro o que aconteceu", disse. "Para conseguir os grandes objetivos, para mim você tem que sair de uma zona de conforto, tem que passar por momentos difíceis, dia a dia, trabalhando, para fazer um time forte como fizemos em todos os times em que estivemos. Foi curto, mas muito feliz", prosseguiu.
"Para mim é sempre um crescimento, uma experiência, porque você tem muitos jogadores de diferentes lugares, diferentes culturas. Eu trabalhei no Uruguai, México, Brasil, Espanha, Inglaterra, todas culturas diferentes. Você vai ganhando experiência, encontrando diferentes vestiários, é muito crescimento para mim. Estive em uma liga muito difícil de estar, acho que fui o primeiro uruguaio na história desde o (Gustavo) Poyet, que ficou muito tempo na Inglaterra. Foi algo muito bom" Ainda sobre a experiência na Inglaterra, Pezzolano afirmou que a sua saída foi por um motivo muito específico, mas que de fato, nos últimos anos, a cultura na Europa em relação aos treinadores vem mudando.
Ainda morando na Inglaterra e com viagem marcada para passar as férias no Uruguai ao lado da família, Pezzolano já começa a planejar os próximos passos da carreira. E revelou inclusive que já foi procurado por um time do Brasil - que não disse qual. O uruguaio de 42 anos também disse o que vai levar em consideração para decidir o seu próximo clube, priorizando uma equipe que chegue para disputar títulos. E não fechou as portas para retornar ao Brasil após passagem pelo Cruzeiro.
Na última Data Fifa, quando o Brasil disputou amistosos na Europa, Pezzolano aproveitou a passagem da seleção por Londres para ir até a concentração do técnico Carlo Ancelotti. E o uruguaio conversou por horas com o técnico italiano, além de rever alguns velhos conhecidos, como o atacante Vitor Roque e o goleiro John. "Foi muito bom. O Brasil, hoje, tem o treinador mais vencedor da história do futebol. Tive a sorte de enfrentá-lo no Bernabéu e fizemos um jogo muito bom (com o Valladolid). E para mim foi uma honra, estive com ele e a sua comissão técnica por duas, três horas, com o Rodrigo Caetano, que me abriu as portas, e também estive com jogadores que trabalhei como Vitor Roque, John, foi muito bom estar com eles e falar com o Carlo. Foi uma das coisas mais importantes para mim como treinador, ficar duas, três horas falando de futebol e da vida com Ancelotti, fui muito feliz."



Cruzeiro x Botafogo: onde assistir, escalações e palpite para o duelo no Mineirão
Cruzeiro anuncia Néiser Villarreal, artilheiro do Mundial Sub-20, como novo reforço para 2026
Transmissão Ao Vivo Santos x Cruzeiro: horário, escalações e onde assistir
Cruzeiro Encerra Brasileirão Diante do Santos visando a Copa do Brasil.
SEMIFINAL COPA DO BRASIL: Cruzeiro x Corinthians: saiba onde assistir, horário, escalações e o que está em jogo!
Alerta ligado! Três titulares do Cruzeiro chegam pendurados para semi decisiva contra o Corinthians
Gol do Corinthians sob suspeita! Imagem viral aponta mão de Memphis e provoca indignação celeste!
Jardim desabafa após derrota e cobra presença da torcida do Cruzeiro antes da decisão contra o Corinthians!
Retrospecto poderoso! Cruzeiro leva vantagem histórica contra o Corinthians no Mineirão
Cruzeiro contesta o VAR na CBF e pede revisão do gol de Memphis e do cartão de Romero