logo

6/10/2025 06:24

Expectativa de Título: Palmeiras Lidera Chances de Campeonato na Série A

Expectativa de Título: Palmeiras Lidera Chances de Campeonato na Série A

Saiba como funciona o cálculo por trás do percentual de chances da Série A Novo líder da classificação, o Palmeiras venceu no Morumbi o clássico contra o São Paulo com uma imensa polêmica em relação à arbitragem e elevou de 45,45% para 66% seu potencial para conquistar o título do Brasileirão, uma escalada de 20,55 pontos percentuais. Foi beneficiado pela derrota do Flamengo para o Bahia, em Salvador. Com o resultado, as chances de o Flamengo ser campeão diminuíram de 41,34% para 25,35%, uma redução de praticamente 16 pontos percentuais.

Flaco López comemora seu gol no clássico contra o São Paulo — Foto: Marcos Ribolli
Marcos Ribolli

Embora Palmeiras e Flamengo estejam empatados com 55 pontos, além de já ter uma vitória a mais, o agora líder da classificação tem ainda a vantagem de contar com um jogo a mais por disputar: o Palmeiras fez 25 jogos, e o Flamengo, 26, enquanto o terceiro colocado Cruzeiro atuou em todas as 27 rodadas. Assim, na eventualidade de Palmeiras e Flamengo vencerem seus jogos adiados, a equipe paulista abriria três pontos e duas vitórias de frente para o Flamengo, e pelo cenário atual teria nove pontos a mais que o Cruzeiro.

Willian José comemora gol do Bahia contra o Flamengo — Foto: Letícia Martins / EC Bahia
Letícia Martins / EC Bahia

A possibilidade de isso vir a ocorrer é uma das explicações para as probabilidades do Palmeiras serem tão maiores. O Cruzeiro era considerado antes da partida o maior favorito da rodada para conquistar uma vitória por atuar em casa contra o último colocado da classificação, mas o Sport fez o primeiro gol do jogo e saiu de Belo Horizonte com o empate.

Mancuso comemora gol do Fortaleza contra o Juventude — Foto: Matheus Amorim/Fortaleza EC
Matheus Amorim/Fortaleza EC

As chances são determinadas por modelos estatísticos aplicados pelo economista Bruno Imaizumi sobre microdados coletados pela equipe do Gato Mestre desde 2013. Foram analisadas as características de todas as finalizações e resultados de 4.821 jogos de Campeonatos Brasileiros que servem de parâmetro para medir a produtividade atual das equipes no ataque e na defesa a partir da métrica de expectativa de gol (xG), consolidada internacionalmente.

Se uma equipe com desempenhos ofensivos e defensivos apenas medianos será visitante no segundo turno contra adversários que estejam com as melhores performances mandantes, as chances desse visitante vencer são menores do que de um time eficiente e de alta produtividade ofensiva que tem agendados confrontos contra adversários que, neste momento, estejam com os piores desempenhos caseiros.

228 visitas - Fonte: -




Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.