Saiba como funciona o cálculo por trás do percentual de chances da Série A Novo líder da classificação, o Palmeiras venceu no Morumbi o clássico contra o São Paulo com uma imensa polêmica em relação à arbitragem e elevou de 45,45% para 66% seu potencial para conquistar o título do Brasileirão, uma escalada de 20,55 pontos percentuais. Foi beneficiado pela derrota do Flamengo para o Bahia, em Salvador. Com o resultado, as chances de o Flamengo ser campeão diminuíram de 41,34% para 25,35%, uma redução de praticamente 16 pontos percentuais.
Embora Palmeiras e Flamengo estejam empatados com 55 pontos, além de já ter uma vitória a mais, o agora líder da classificação tem ainda a vantagem de contar com um jogo a mais por disputar: o Palmeiras fez 25 jogos, e o Flamengo, 26, enquanto o terceiro colocado Cruzeiro atuou em todas as 27 rodadas. Assim, na eventualidade de Palmeiras e Flamengo vencerem seus jogos adiados, a equipe paulista abriria três pontos e duas vitórias de frente para o Flamengo, e pelo cenário atual teria nove pontos a mais que o Cruzeiro.
A possibilidade de isso vir a ocorrer é uma das explicações para as probabilidades do Palmeiras serem tão maiores. O Cruzeiro era considerado antes da partida o maior favorito da rodada para conquistar uma vitória por atuar em casa contra o último colocado da classificação, mas o Sport fez o primeiro gol do jogo e saiu de Belo Horizonte com o empate.
As chances são determinadas por modelos estatísticos aplicados pelo economista Bruno Imaizumi sobre microdados coletados pela equipe do Gato Mestre desde 2013. Foram analisadas as características de todas as finalizações e resultados de 4.821 jogos de Campeonatos Brasileiros que servem de parâmetro para medir a produtividade atual das equipes no ataque e na defesa a partir da métrica de expectativa de gol (xG), consolidada internacionalmente.
Se uma equipe com desempenhos ofensivos e defensivos apenas medianos será visitante no segundo turno contra adversários que estejam com as melhores performances mandantes, as chances desse visitante vencer são menores do que de um time eficiente e de alta produtividade ofensiva que tem agendados confrontos contra adversários que, neste momento, estejam com os piores desempenhos caseiros.



Cruzeiro x Botafogo: onde assistir, escalações e palpite para o duelo no Mineirão
Cruzeiro anuncia Néiser Villarreal, artilheiro do Mundial Sub-20, como novo reforço para 2026
Transmissão Ao Vivo Santos x Cruzeiro: horário, escalações e onde assistir
Cruzeiro Encerra Brasileirão Diante do Santos visando a Copa do Brasil.
SEMIFINAL COPA DO BRASIL: Cruzeiro x Corinthians: saiba onde assistir, horário, escalações e o que está em jogo!
Alerta ligado! Três titulares do Cruzeiro chegam pendurados para semi decisiva contra o Corinthians
Gol do Corinthians sob suspeita! Imagem viral aponta mão de Memphis e provoca indignação celeste!
Cruzeiro contesta o VAR na CBF e pede revisão do gol de Memphis e do cartão de Romero
Retrospecto poderoso! Cruzeiro leva vantagem histórica contra o Corinthians no Mineirão
Jardim desabafa após derrota e cobra presença da torcida do Cruzeiro antes da decisão contra o Corinthians!