Depois de o Flamengo formalizar uma reclamação, a Conmebol anulou a expulsão de Gonzalo Plata, liberando o equatoriano para a partida de volta contra o Estudiantes nas quartas de final da CONMEBOL Libertadores. Este episódio, no entanto, não foi o único a ocorrer no torneio. Nos últimos anos, a organização máxima do futebol sul-americano já anulou outros dois cartões vermelhos dados a jogadores durante a Libertadores.
O primeiro caso aconteceu em 2014, também nas quartas de final. Durante o jogo de volta entre Cruzeiro e San Lorenzo, Leandro Romagnoli foi expulso por suposta agressão em Marcelo Moreno. No entanto, o lance foi revisto e o camisa 10 argentino foi liberado para disputar a semifinal. Quatro anos depois, nas oitavas de final, Dedé foi expulso em um duelo contra o Boca Juniors, mas a Conmebol revisou a marcação, beneficiando o atleta do Cruzeiro.
Houve ainda casos de pedidos de revisão de cartão que foram recusados. Em 2016, o São Paulo tentou anular a expulsão de Calleri contra o Strongest. No ano seguinte, o Grêmio tentou reverter a suspensão automática de Kannemann para o jogo de volta da final contra o Lanús.
A expulsão de Plata foi anulada após a Conmebol admitir o erro da arbitragem de Andrés Rojas no Maracanã. Próximos jogos do Flamengo: Vasco (C) - 21/09, 17h30 (de Brasília) - Brasileirão Estudiantes (F) - 25/09, 21h30 (de Brasília) - CONMEBOL Libertadores, com transmissão do Disney+ Corinthians (F) - 28/09, 20h30 (de Brasília) - Brasileirão



Cruzeiro x Botafogo: onde assistir, escalações e palpite para o duelo no Mineirão
Cruzeiro anuncia Néiser Villarreal, artilheiro do Mundial Sub-20, como novo reforço para 2026
Transmissão Ao Vivo Santos x Cruzeiro: horário, escalações e onde assistir
Cruzeiro Encerra Brasileirão Diante do Santos visando a Copa do Brasil.
SEMIFINAL COPA DO BRASIL: Cruzeiro x Corinthians: saiba onde assistir, horário, escalações e o que está em jogo!
Alerta ligado! Três titulares do Cruzeiro chegam pendurados para semi decisiva contra o Corinthians
Gol do Corinthians sob suspeita! Imagem viral aponta mão de Memphis e provoca indignação celeste!
Cruzeiro contesta o VAR na CBF e pede revisão do gol de Memphis e do cartão de Romero
Retrospecto poderoso! Cruzeiro leva vantagem histórica contra o Corinthians no Mineirão
Jardim desabafa após derrota e cobra presença da torcida do Cruzeiro antes da decisão contra o Corinthians!