O empate sem gols entre Cruzeiro e CRB , disputado na noite de quarta-feira (30), no Mineirão, pelas oitavas de final da Copa do Brasil, ficou marcado por duas decisões da árbitra Edina Alves Batista. O primeiro lance polêmico ocorreu no segundo tempo, quando a juíza assinalou um pênalti favorável à equipe mineira.
Contudo, após ser chamada pelo VAR e revisar o lance sob dois ângulos, ela identificou simulação de Fagner e aplicou cartão amarelo ao jogador celeste. Anteriormente, aos 15 minutos da etapa inicial, Kaio Jorge caiu na área após contato com Gegê. A arbitragem ignorou a reclamação e o VAR também não interferiu. A CBF não divulgou o áudio desse lance, o que gerou ainda mais controvérsia entre torcedores e especialistas.
A atuação de Edina foi duramente criticada por parte da imprensa esportiva. Durante uma transmissão ao vivo no YouTube, o jornalista Jaeci Carvalho afirmou que a árbitra ignorou uma penalidade clara em Kaio Jorge. Para ele, Edina demonstrou postura autoritária e se negou a dialogar com os atletas: "O VAR salvou a árbitra, mas ela não deu pênalti para o Kaio Jorge. Se você ver o lance, vai perceber que houve pênalti em Kaio Jorge e ela não quis marcar. Foi na cara dela e ela é marrenta" , declarou o jornalista. Kaio Jorge também se manifestou publicamente na manhã de quinta-feira (31). Em postagem nas redes sociais, o atacante escreveu: "Muito pênalti" , ao comentar um vídeo do lance em que foi derrubado na área.
Possibilidade de suspensão de Edina Alves: Apesar dos protestos e das críticas nas redes, até o momento não há qualquer confirmação oficial sobre suspensão da árbitra por parte da Confederação Brasileira de Futebol.
Detalhes técnicos e cronologia da revisão: A marcação e posterior anulação do pênalti em Fagner ocorreram em uma janela de 1 minuto e 52 segundos. O árbitro de vídeo, Márcio Henrique de Gois, informou à colega que não havia contato e recomendou revisão por simulação. Após ver as imagens, Edina decidiu pela advertência ao jogador cruzeirense.
Situação do Cruzeiro na temporada: Com o empate em casa, o Cruzeiro completou três partidas seguidas sem vitória. A equipe volta a enfrentar o CRB na quarta-feira (07), no Estádio Rei Pelé, em Maceió. Quem vencer avança às quartas de final. Novo empate leva a decisão para os pênaltis.



ANTES DA DECISÃO! Advogado explica situação de Kaio Jorge
DECISÃO TOMADA! Cruzeiro define futuro de Rhuan Gabriel após interesse do Palmeiras
Artur Jorge explica ausência de Lucho Rodríguez na equipe do Cruzeiro
Desfalques importantes: Artur Jorge perde três titulares para enfrentar o Vasco
VALOR DEFINIDO! Cruzeiro resiste a investidas e fixa valor por Jonathan Jesus
BOMBA: Cruzeiro se aproxima de contratar joia da América do Sul
RESERVAS NÃO APROVEITAM! Cruzeiro perde para o Vasco e Artur Jorge cobra intensidade
POLÊMICA: Empresário de joia do Cruzeiro pressiona a diretoria por ida para rival direto
Humorista ameaça Kaio Jorge após polêmica na Copa do Brasil