logo

6/7/2025 04:32

Cruzeiro implementa posição de "manager" na estrutura de futebol do clube

Cruzeiro implementa posição de manager na estrutura de futebol do clube

Foi no Cruzeiro que Leonardo Jardim teve a oportunidade de treinar uma equipe brasileira pela primeira vez na carreira. Com uma estrutura diferente na gestão, o treinador propôs mudanças na forma em que o clube pensava a estrutura do futebol, desde a contratação de atletas até o dia a dia. Muito comum na Europa, a função de "manager" é algo ainda novo no Brasil, e Jardim detalha como funciona.

Fui contratado para ser treinador do Cruzeiro em primeiro lugar. Tenho feito muito este papel também de gestor de recursos e gestor de clubez. Em SAFs, existe a necessidade de rendimento desportivo, mas, também, existe a necessidade de fechar as contas certas, porque não existe o próximo presidente que vai pagar as contas, o dono tem que pagar. No futebol europeu, a função de CEO, como a que Alexandre Mattos ocupava no Cruzeiro, não é muito comum. Os treinadores costumam atuar também no mercado, na escolha de atletas e até em negociações. Desde que chegou a Raposa, Jardim integra uma equipe de futebol, junto ao Pelaipe, Pedro Junio e, antes, com Mattos - para a análise do futebol do clube.

Leonardo Jardim e Pedro Lourenço Cruzeiro — Foto: Gustavo Martins/ Cruzeiro
Crédito: Gustavo Martins/ Cruzeiro

Quando foi contratado, Leonardo Jardim encontrou uma equipe formada, com contratações de nomes fortes no futebol, como Gabriel Barbosa, Dudu e Fagner. O treinador indicou Wanderson, que estava no Internacional, após analisar que o time precisava de mais um jogador que jogasse pelas pontas. Essa é uma das funções que Jardim vai executar a partir da próxima janela de transferências, que abre dia 10 de julho.

Um dos meus pedidos era estar dentro do processo do futebol e não ser o treinador só de escalar jogadores e mais nada. Queria estar dentro do processo. Isso foi logo aceito. Para essas análises, Jardim trabalhou em várias mudanças. Um novo scout chegou à equipe para auxiliar nas avaliações dos atletas que estão no clube, os que estão emprestados, e nos que serão contratados. O time mudou o perfil dos novos atletas. Agora, a equipe de Leonardo Jardim busca jogadores jovens, com potencial de venda. Na Europa, o grande caso de sucesso da carreira de Jardim é Kylian Mbappé. O treinador revelou o jovem da base do Mônaco em 2017, quando também foi campeão Francês.

Assista: tudo sobre o Cruzeiro no ge, na Globo e no Sportv

381 visitas - Fonte: -




Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.