logo

4/7/2025 12:49

Finalização do Caso de Doping de Gabigol no Futebol Brasileiro

Finalização do Caso de Doping de Gabigol no Futebol Brasileiro

A Corte suíça reconheceu, nesta sexta-feira (04), que não houve adulteração nas regras antidoping no caso envolvendo o Gabriel Barbosa. O painel de árbitros concluiu que, embora a postura do jogador tenha sido inadequada durante o procedimento, não se enquadra como violação de acordo com o Código Mundial Antidopagem. Sendo assim, a decisão final anulou integralmente a pena de dois anos imposta anteriormente pelo Tribunal de Justiça Desportiva Antidopagem e é definitiva, sem abertura para novos recursos. Durante o período de julgamento do recurso, Gabigol foi autorizado a seguir atuando em campo por meio de efeito suspensivo concedido pelo Tribunal Arbitral do Esporte. Ocorrência registrada no CT do Flamengo O episódio que deu origem ao processo ocorreu em 8 de abril de 2023, durante uma fiscalização da Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem no centro de treinamento do clube carioca.

O atacante foi sorteado para realizar o exame, mas segundo os relatos dos oficiais, teria desrespeitado protocolos básicos: não se apresentou antes da atividade, almoçou após o treino, demonstrou irritação com a presença de um acompanhante no banheiro e, ao final, entregou o recipiente sem vedação adequada. Detalhes do processo e atuação da defesa Gabriel foi notificado oficialmente em 30 de maio de 2023 sobre a suspeita de tentativa de fraude, baseada no artigo 122 do Código Brasileiro Antidopagem. A defesa inicial foi feita por Rodrigo Dunshee, então dirigente do Flamengo. Argumentos da Corte e ausência de violação Na avaliação do painel responsável, o comportamento registrado no dia da coleta não atingiu os critérios necessários para configurar adulteração no controle de dopagem. Segundo o comunicado do CAS, o episódio poderia ter se enquadrado como infração apenas se os oficiais tivessem estabelecido de forma explícita os limites e consequências do atraso e da conduta do jogador.

Impactos esportivos evitados com a decisão Caso o recurso tivesse sido rejeitado, o atacante ficaria impedido de atuar até o fim de abril de 2025, o que o tiraria das atividades na Toca da Raposa. A decisão, no entanto, foi favorável ao atleta e permitiu a continuidade de sua trajetória sem qualquer restrição técnica ou disciplinar. Com isso, o clube mineiro poderá contar plenamente com o jogador para o restante da temporada.

192 visitas - Fonte: -





Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.