logo

25/6/2025 06:18

Estádio do Mineirão: palco de conquistas históricas no futebol mineiro

Estádio do Mineirão: palco de conquistas históricas no futebol mineiro

Neste dia 25 de junho, o Estádio Independência completa 75 anos. A Arena, atualmente pertencente ao América-MG, já foi palco de Copa do Mundo, Libertadores e de importantes títulos. A história do "Indepa", como é carinhosamente chamado pelos mineiros, é repleta de momentos marcantes.

Atualmente, o América-MG é o principal mandante de jogos no Independência, por ser o proprietário. Recentemente, o estádio também foi a casa do Itabirito no Campeonato Mineiro, devido à ascensão de times da região metropolitana. Com a construção da Arena MRV pelo Atlético-MG e o contrato do Cruzeiro com o Mineirão, a dupla atua no estádio somente quando necessário.

Vista aérea do Independência — Foto: Divulgação
Créditos: Globo Esporte

O Independência foi construído para a Copa do Mundo de 1950 e teve seus momentos memoráveis, como a inusitada vitória dos Estados Unidos sobre a Inglaterra. Inicialmente propriedade do Governo de Minas, acabou sendo repassado ao clube Sete de Setembro, que o batizou como Independência. Após a inauguração do Mineirão, o estádio ficou subutilizado até ser assumido pelo América-MG.

Na "Era Independência", o América se destacou, conquistando títulos da Série B e Série C. Uma ampla reforma em 2010 modernizou o estádio, que atualmente tem capacidade para cerca de 22.800 torcedores, camarotes, melhores acessos e segue normas internacionais.

Em 2013, o Horto foi palco de parte da vitoriosa campanha do Atlético-MG na Libertadores, tornando-se um aliado importante. O lema "Caiu no Horto, tá morto" simbolizou a força do Atlético-MG atuando no estádio, que se tornou temido pelos adversários.

Vista aérea do Independência — Foto: Divulgação
Créditos: Globo Esporte

O Horto também foi palco do último título estadual do Cruzeiro em 2019, antes de um período conturbado para o clube. Mais recentemente, o estádio passou a ser utilizado pelo Cruzeiro devido a um litígio com o Mineirão, tornando-se o local de estreia de importantes reforços contratados pelo empresário Pedro Lourenço.

Vista aérea do Independência — Foto: Divulgação
Créditos: Globo Esporte

336 visitas - Fonte: -




Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.