O Cruzeiro tem 15 jogadores emprestados a clubes de diferentes partes do mundo, incluindo jovens revelações das categorias de base e nomes experientes fora dos planos do técnico Leonardo Jardim. Dos atletas emprestados, oito estão na Série B do Campeonato Brasileiro, enquanto outros três jogam em clubes da Série C e da Série D. Dois estão no exterior e dois estão na Série A. Todos esses jogadores têm sido acompanhados de perto pelo treinador português, que criou um relatório de observação sobre eles logo nas primeiras semanas no clube.
No entanto, os emprestados do Cruzeiro não têm vivido grandes momentos. O mais utilizado é Ian Luccas, que disputa a Série B pela Ferroviária-SP. Vitinho e Tevis não são titulares, mas ganham chances com regularidade em Goiás e Athletico, respectivamente, também na Segunda Divisão. Fabrizio Peralta, do Furacão, e Weverton, do Vila Nova, ainda não emplacaram e sequer entraram em campo pelas novas equipes.
O desempenho dos jogadores emprestados pelo Cruzeiro em 2025 tem sido variado, com destaque para os números de Vitinho, Ian Luccas, Tevis e João Pedro, que têm se destacado com gols e assistências em suas respectivas equipes. Por outro lado, jogadores como Weverton e Fabrizio Peralta ainda buscam espaço e oportunidades para mostrar seu potencial nos clubes onde estão emprestados.