O Cruzeiro oficializou, nesta segunda-feira (9), a contratação de Joaquim Pinto como novo gerente de Scouting e Mercado. O português de 43 anos comandará a pasta no departamento de futebol do clube e terá grande influência em contratações. Dono de um currículo com passagens por clubes europeus, Pinto trabalhará pela primeira vez no futebol brasileiro. Ao site oficial do Cruzeiro, ele se mostrou animado e feliz com o desafio.
“A minha satisfação é enorme de poder estar em um clube com a dimensão e com o prestígio do Cruzeiro. Já tinha essa ambição de trabalhar no Brasil há bastante anos, uma vez que sou um apaixonado pela cultura e pelo povo brasileiro. Inclusive, minha esposa é brasileira”, iniciou o novo contratado do Cruzeiro.
“Profissionalmente, sempre foi um desejo estar aqui. Já durante o percurso de 15 anos no Benfica, houve algumas oportunidades que acabaram por não serem concretizadas pois tive também um convite muito interessante do Spartak Moscou. Agora, sim, posso concluir o que considero como sonho que é trabalhar no Brasil e, especificamente, no Cruzeiro”, agregou.
Joaquim Pinto revelou que sempre teve o Cruzeiro como uma referência internacional. O lusitano chegou a Belo Horizonte no último domingo (8) e já começou a trabalhar na Toca da Raposa II.
“Me lembro de quando criança, acompanhando o futebol brasileiro, sempre via o Cruzeiro como uma referência internacional. Uma grandiosidade que, historicamente, nunca se perdeu, mas está agora a conseguir voltar para os lugares que se pretende, que é estar entre os primeiros lugares do futebol nacional”, contou o profissional.
Joaquim Pinto é formado em Scouting, Alto Rendimento Esportivo, Coaching Desportivo e também tem curso como treinador. Ele atuou técnico de equipes de base e, em 2009, ingressou como membro da prospecção do Benfica-POR. Lá, cresceu, se tornou coordenador e ficou por 15 anos, com participação importante em grandes contratações do clube. Em 2024/25, trocou os Encarnados pelo Spartak Moscou-RUS, onde trabalhou como Diretor de Scouting e Diretor Esportivo Interino.



Cruzeiro x Botafogo: onde assistir, escalações e palpite para o duelo no Mineirão
Cruzeiro anuncia Néiser Villarreal, artilheiro do Mundial Sub-20, como novo reforço para 2026
Transmissão Ao Vivo Santos x Cruzeiro: horário, escalações e onde assistir
Cruzeiro Encerra Brasileirão Diante do Santos visando a Copa do Brasil.
SEMIFINAL COPA DO BRASIL: Cruzeiro x Corinthians: saiba onde assistir, horário, escalações e o que está em jogo!
Alerta ligado! Três titulares do Cruzeiro chegam pendurados para semi decisiva contra o Corinthians
Gol do Corinthians sob suspeita! Imagem viral aponta mão de Memphis e provoca indignação celeste!
Cruzeiro contesta o VAR na CBF e pede revisão do gol de Memphis e do cartão de Romero
Retrospecto poderoso! Cruzeiro leva vantagem histórica contra o Corinthians no Mineirão
Jardim desabafa após derrota e cobra presença da torcida do Cruzeiro antes da decisão contra o Corinthians!