O Cruzeiro oficializou, nesta segunda-feira (9), a contratação de Joaquim Pinto como novo gerente de Scouting e Mercado. O português de 43 anos comandará a pasta no departamento de futebol do clube e terá grande influência em contratações. Dono de um currículo com passagens por clubes europeus, Pinto trabalhará pela primeira vez no futebol brasileiro. Ao site oficial do Cruzeiro, ele se mostrou animado e feliz com o desafio.
“A minha satisfação é enorme de poder estar em um clube com a dimensão e com o prestígio do Cruzeiro. Já tinha essa ambição de trabalhar no Brasil há bastante anos, uma vez que sou um apaixonado pela cultura e pelo povo brasileiro. Inclusive, minha esposa é brasileira”, iniciou o novo contratado do Cruzeiro.
“Profissionalmente, sempre foi um desejo estar aqui. Já durante o percurso de 15 anos no Benfica, houve algumas oportunidades que acabaram por não serem concretizadas pois tive também um convite muito interessante do Spartak Moscou. Agora, sim, posso concluir o que considero como sonho que é trabalhar no Brasil e, especificamente, no Cruzeiro”, agregou.
Joaquim Pinto revelou que sempre teve o Cruzeiro como uma referência internacional. O lusitano chegou a Belo Horizonte no último domingo (8) e já começou a trabalhar na Toca da Raposa II.
“Me lembro de quando criança, acompanhando o futebol brasileiro, sempre via o Cruzeiro como uma referência internacional. Uma grandiosidade que, historicamente, nunca se perdeu, mas está agora a conseguir voltar para os lugares que se pretende, que é estar entre os primeiros lugares do futebol nacional”, contou o profissional.
Joaquim Pinto é formado em Scouting, Alto Rendimento Esportivo, Coaching Desportivo e também tem curso como treinador. Ele atuou técnico de equipes de base e, em 2009, ingressou como membro da prospecção do Benfica-POR. Lá, cresceu, se tornou coordenador e ficou por 15 anos, com participação importante em grandes contratações do clube. Em 2024/25, trocou os Encarnados pelo Spartak Moscou-RUS, onde trabalhou como Diretor de Scouting e Diretor Esportivo Interino.



ANTES DA DECISÃO! Advogado explica situação de Kaio Jorge
DECISÃO TOMADA! Cruzeiro define futuro de Rhuan Gabriel após interesse do Palmeiras
Artur Jorge explica ausência de Lucho Rodríguez na equipe do Cruzeiro
Desfalques importantes: Artur Jorge perde três titulares para enfrentar o Vasco
VALOR DEFINIDO! Cruzeiro resiste a investidas e fixa valor por Jonathan Jesus
BOMBA: Cruzeiro se aproxima de contratar joia da América do Sul
RESERVAS NÃO APROVEITAM! Cruzeiro perde para o Vasco e Artur Jorge cobra intensidade
POLÊMICA: Empresário de joia do Cruzeiro pressiona a diretoria por ida para rival direto
Humorista ameaça Kaio Jorge após polêmica na Copa do Brasil