O técnico Leonardo Jardim completa quatro meses de trabalho no Cruzeiro nesta quarta-feira (4). Desde que assumiu o comando do time, a equipe superou desafios para mostrar evolução.
Após 120 dias desde sua chegada, o treinador vai colhendo frutos, principalmente no Campeonato Brasileiro. Segundo colocado do Brasileirão com 23 pontos em 11 rodadas, o Cruzeiro tem o melhor aproveitamento ofensivo e defensivo na competição desde o bicampeonato, em 2013 e 2014.
Nesta temporada, o Cruzeiro marcou 17 gols e sofreu apenas oito, com nove de saldo. Levando em conta apenas o recorte dos 11 primeiros jogos da competição, essa é a melhor estatística ofensiva e defensiva do clube nos últimos anos.
No ano em que conquistou o tricampeonato, o Cruzeiro havia marcado 23 gols e sofrido nove até a 11ª rodada da Série A, em 2013. A equipe celeste ocupava a segunda colocação, com 21 pontos. Na edição seguinte, que culminou com o tetracampeonato brasileiro, o Cruzeiro também marcou 23 gols, mas sofreu 12 até a 11ª rodada do Brasileirão 2014. O time estrelado já era o líder com 25 pontos, cinco a mais do que o Corinthians, o segundo colocado.
O desempenho do Cruzeiro após as 11 primeiras rodadas da Série A do Campeonato Brasileiro de 2025 é idêntico ao do Monaco-FRA de Leonardo Jardim no mesmo recorte do Campeonato Francês de 2016/17 . Ao final daquela temporada, a equipe monegasca sagrou-se campeã nacional. Ambos chegaram a esta altura dos respectivos torneios com 23 pontos e na vice-liderança.