A comentarista de arbitragem da ESPN, Renata Ruel, criticou a decisão da Comissão de Arbitragem da CBF de afastar as equipes de arbitragem de campo e no VAR nos jogos entre Internacional x Cruzeiro e Sport x Palmeiras. Ela apontou que as medidas tomadas pela comissão, como treinamento dos árbitros e afastamento das equipes, deveriam ter sido implementadas antes do início do Campeonato Brasileiro, a fim de evitar polêmicas e erros recorrentes.
Nas partidas em questão, houve reclamações de ambas as equipes em relação às decisões dos árbitros, incluindo uma expulsão contestada e um polêmico pênalti assinalado. As críticas da comentarista se estendem à instrução dos árbitros, apontando que a falha no processo de instrução e orientação pode ser a causa dos erros recorrentes, e não apenas a atuação individual dos árbitros.
Renata Ruel enfatizou a importância de um treinamento mais efetivo e próximo da realidade de jogo, além de uma instrução mais precisa por parte dos responsáveis. Ela ressaltou que a punição dos árbitros não resolverá o problema fundamental, que está na qualidade do processo de instrução e orientação da arbitragem.
As medidas adotadas pela Comissão de Arbitragem da CBF, embora visem corrigir as falhas, foram alvo de críticas pela comentarista, que defende uma abordagem preventiva e mais efetiva para garantir a qualidade da arbitragem no Campeonato Brasileiro.



Cruzeiro x Botafogo: onde assistir, escalações e palpite para o duelo no Mineirão
Cruzeiro anuncia Néiser Villarreal, artilheiro do Mundial Sub-20, como novo reforço para 2026
Transmissão Ao Vivo Santos x Cruzeiro: horário, escalações e onde assistir
Cruzeiro Encerra Brasileirão Diante do Santos visando a Copa do Brasil.
SEMIFINAL COPA DO BRASIL: Cruzeiro x Corinthians: saiba onde assistir, horário, escalações e o que está em jogo!
Alerta ligado! Três titulares do Cruzeiro chegam pendurados para semi decisiva contra o Corinthians
Gol do Corinthians sob suspeita! Imagem viral aponta mão de Memphis e provoca indignação celeste!
Cruzeiro contesta o VAR na CBF e pede revisão do gol de Memphis e do cartão de Romero
Retrospecto poderoso! Cruzeiro leva vantagem histórica contra o Corinthians no Mineirão
Jardim desabafa após derrota e cobra presença da torcida do Cruzeiro antes da decisão contra o Corinthians!