A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) comunicou, em nota, nesta segunda-feira, o afastamento dos árbitros de campo e do VAR das partidas Internacional x Cruzeiro e Sport x Palmeiras , realizadas no último fim de semana, pela segunda rodada do Brasileirão. Em ambas, a atuação da arbitragem foi pivô de polêmicas e muita reclamação dos clubes que se julgaram injustiçados - casos da Raposa e do Rubro-negro. Para tomar a decisão, a comissão de arbitragem da CBF diz ter se baseado no parecer do Comitê Consultivo de Especialistas Internacionais (CCEI), que "constatou equívocos cometidos pelos profissionais nos jogos", descreve a nota.
Os árbitros de Internacional 3 x 0 Cruzeiro foram: Juiz : Marcelo de Lima Henrique (CE) Assistentes nº 1 e nº 2 : Nailton Júnior de Sousa e Renan Aguiar da Costa (CE) Quarto árbitro : Luciano da Silva Miranda (CE) VAR : Daiane Muniz AVAR : Amanda Matias A arbitragem de Sport 1 x 2 Palmeiras teve: Juiz : Bruno Arleu de Araújo (RJ) Assistentes nº 1 e nº 2 : Rodrigo Figueiredo Henrique (RJ) e Thiago Henrique Neto (RJ) Quarto árbitro : Afro Rocha de Carvalho (PB) VAR : Rodrigo Nunes de Sá (RJ) AVAR : Diogo Carvalho Silva (RJ) - Infelizmente, existem momentos de instruir, coibir e também de afastar.
- Neste momento, a Comissão de Arbitragem afasta para instrução as equipes das partidas em que, na visão do CCEI, houve equívocos. O afastamento não é simplesmente uma punição vazia, é para que possamos cuidar dos árbitros, instruí-los e que, na sequência, não haja mais equívocos nesse sentido, colocando o VAR e o árbitro de campo em sintonia - explicou Rodrigo Cintra, coordenador geral da comissão de arbitragem da CBF.
A CBF também anunciou nesta segunda a realização de treinamentos específicos para árbitros e assistentes que atuam na Série A a partir da próxima semana. Os profissionais irão se apresentar no campo do clube da Aeronáutico (CAER) e no Centro de Excelência da Arbitragem Brasileira (CEAB), no Rio de Janeiro, dia 15. A espécie de intensivão faz parte do "projeto de profissionalização da categoria" anunciado em fevereiro pelo presidente da entidade máxima do futebol nacional, Ednaldo Rodrigues, justificou o texto da Confederação.



ANTES DA DECISÃO! Advogado explica situação de Kaio Jorge
DECISÃO TOMADA! Cruzeiro define futuro de Rhuan Gabriel após interesse do Palmeiras
Artur Jorge explica ausência de Lucho Rodríguez na equipe do Cruzeiro
Desfalques importantes: Artur Jorge perde três titulares para enfrentar o Vasco
VALOR DEFINIDO! Cruzeiro resiste a investidas e fixa valor por Jonathan Jesus
BOMBA: Cruzeiro se aproxima de contratar joia da América do Sul
RESERVAS NÃO APROVEITAM! Cruzeiro perde para o Vasco e Artur Jorge cobra intensidade
POLÊMICA: Empresário de joia do Cruzeiro pressiona a diretoria por ida para rival direto
Humorista ameaça Kaio Jorge após polêmica na Copa do Brasil