O Cruzeiro começa sua trajetória no Campeonato Brasileiro de 2025 com um objetivo bem definido: alcançar ao menos uma vaga na Copa Libertadores do ano que vem. Essa meta foi estabelecida pela diretoria e firmada com a comissão técnica de Leonardo Jardim. O primeiro desafio da equipe é neste sábado (29), contra o Mirassol, às 18h30 (de Brasília), no Mineirão, em Belo Horizonte. A estreia do time celeste na competição nacional já tem uma particularidade: será um duelo histórico, tendo em vista que as duas equipes nunca se enfrentaram. O Mirassol é estreante em torneios da Elite nacional. A equipe paulista subiu para a Primeira Divisão após terminar na segunda colocação da Série B, em 2024.
Antes mesmo de entrar em campo, o Cruzeiro vive cenário de pressão por bons resultados, tendo em vista o alto investimento feito pela diretoria na montagem do elenco. O time celeste ficou fora das finais do Campeonato Mineiro ao empatar duas vezes nas semifinais com o América (1 a 1), e perder a classificação nos pênaltis (4 a 2). Por enfrentar na primeira rodada uma equipe que não tem lastro na Série A, espera-se que o time inicie a trajetória na competição com vitória. Jardim é segundo treinador a comandar o Cruzeiro neste ano, que ainda teve Wesley Carvalho, da comissão fixa, como treinador interino. Fernando Diniz, demitido em fevereiro, começou a temporada no comando azul.
A eliminação do Cruzeiro no Campeonato Mineiro deixou marcas no clube. Tanto que a diretoria cobrou dos atletas resultados importantes no decorrer da temporada. O dono da Sociedade Anônima de Futebol (SAF), Pedro Lourenço, pediu duas coisas aos atletas: ao menos uma vaga na Libertadores do ano que vem, e um título. Além do Brasileirão, o Cruzeiro dividirá atenções com outras duas competições na temporada: Copa do Brasil e Copa Sul-Americana. “Em termos de Sul-Americana, queremos a classificação, com certeza. Em termos do Brasileiro, queremos entrar na Libertadores. Esse é o nosso primeiro objetivo. (Ser) Campeões? Dentro de campo é que temos que provar se queremos e podemos sermos campeões”, cravou Leonardo Jardim, em entrevista ao Cruzeiro Cast , podcast oficial da TV Cruzeiro.
A diretoria do Cruzeiro fez 11 contratações nesta temporada. O departamento de futebol cruzeirense apostou em nomes expressivos, como os dos atacantes Dudu (ex-Palmeiras), e Gabigol (ex-Flamengo), e o zagueiro Fabrício Bruno (ex-Flamengo). Outros atletas chegaram para compor o elenco, como o lateral-direito Fagner (ex-Corinthians), o zagueiro paraguaio Mateo Gamarra (ex-Athletico-PR); o volante Christian (ex-Athletico-PR); os meia-atacantes Eduardo (ex-Botafogo) e Rodriguinho (ex-América); além dos atacantes Bolasie ex-Criciúma), Marquinhos (ex-Fluminense) e Wanderson (ex-Internacional). Wanderson foi o último contratado, e o único pedido do técnico Leonardo Jardim.
Pedro Lourenço revelou que nesta temporada terá que pagar R$ 300 milhões pelas aquisições feitas entre 2024 e 2025. “Esse ano, eu vou ter que colocar R$ 300 milhões no Cruzeiro para pagar o que está lá. Do passado e com os jogadores que comprou, parcelado, vai acumulando”, revelou em entrevista ao programa Os Donos da Bola , da TV Band Minas , em fevereiro deste ano.



Cruzeiro x Botafogo: onde assistir, escalações e palpite para o duelo no Mineirão
Cruzeiro anuncia Néiser Villarreal, artilheiro do Mundial Sub-20, como novo reforço para 2026
Transmissão Ao Vivo Santos x Cruzeiro: horário, escalações e onde assistir
Cruzeiro Encerra Brasileirão Diante do Santos visando a Copa do Brasil.
SEMIFINAL COPA DO BRASIL: Cruzeiro x Corinthians: saiba onde assistir, horário, escalações e o que está em jogo!
Alerta ligado! Três titulares do Cruzeiro chegam pendurados para semi decisiva contra o Corinthians
Gol do Corinthians sob suspeita! Imagem viral aponta mão de Memphis e provoca indignação celeste!
Cruzeiro contesta o VAR na CBF e pede revisão do gol de Memphis e do cartão de Romero
Retrospecto poderoso! Cruzeiro leva vantagem histórica contra o Corinthians no Mineirão
Jardim desabafa após derrota e cobra presença da torcida do Cruzeiro antes da decisão contra o Corinthians!