Depois de Matheus Pereira não assinar com o Zenit e ficar em Belo Horizonte, o Cruzeiro direciona todo o seu foco para o jogo de volta da semifinal do Campeonato Mineiro. Neste sábado (22), o time celeste enfrentará o América, às 16h30 (no Mineirão), na partida que decidirá um dos finalistas da competição estadual. Desde o início da semana, o tema que dominou os bastidores celestes foi a negociação de Matheus Pereira com os russos. Na tarde dessa quinta-feira (20), o camisa 10 passou por exames médicos em uma clínica na região Centro-Sul de Belo Horizonte, mas recuou nos últimos momentos e optou por não se transferir. O clube da Europa tinha pressa para fechar a contratação, uma vez que a janela de transferências para equipes russas fechou às 18h (de Brasília) dessa quinta. A proposta de compra do jogador pode chegar a 20 milhões de euros (cerca de R$ 119 milhões) contando bônus, conforme publicado pela Itatiaia.
Matheus Pereira tem contrato com a Raposa até junho de 2026. Antes da proposta da Europa, o Cruzeiro foi sondado por clubes do Oriente Médio e da Ásia, em oportunidades rejeitadas pelo estafe do atleta e pelo próprio meia-atacante. Recentemente, em 9 de fevereiro deste ano, o jogador revelou que tinha desejo de deixar à Toca II para jogar em um clube europeu. O Cruzeiro tem 50% dos direitos do atleta. O restante pertence ao Al-Hilal, da Arábia Saudita.
Resta saber se o técnico Leonardo Jardim optará por escalar Matheus Pereira no duelo com o América. O meia não participou dos treinos das últimas quarta (19) e quinta (20) em virtude das negociações com o Zenit. Caso queira deixar o camisa 10 no banco, o treinador tem algumas opções. Uma dessas é adiantar Matheus Henrique para jogar como um terceiro homem do meio-campo. Outra possibilidade é escalar o meia Eduardo para fazer o papel antes feito pelo antigo camisa 10. Jardim também pode optar por uma trinca de meio-campistas, formada por um primeiro volante de combate, Matheus Henrique e Eduardo. Nesse caso, um extremo como Marquinhos ou Lautaro Díaz ganharia espaço do lado direito do campo. O objetivo seria espelhar o que tem feito o atacante Dudu na ponta esquerda. No empate com o América no jogo de ida da semifinal, Jardim optou pela entrada de Eduardo no lugar do atacante Marquinhos para ‘povoar’ o meio de campo.
Apesar de contratações de peso para 2025, o Cruzeiro continua de olho no mercado da bola. Segundo apurou a Itatiaia, a partir de uma análise feita pela direção, o clube definiu a chegada de um ponta como prioridade para a temporada. Ainda de acordo com apuração da Itatiaia, essa contratação independia da venda de Matheus Pereira. Para a ponta direita, por exemplo, o único nome que atende 100% aos requisitos do técnico português Leonardo Jardim é o de Marquinhos, emprestado pelo Arsenal-ING até dezembro de 2025.
Matheus Pereira chegou ao Cruzeiro em julho de 2023 após defender o Al-Wahda, dos Emirados Árabes, onde atuou emprestado pelo Al-Hilal. Em junho de 2024, o meia foi comprado pelo clube mineiro após negócio concretizado com os sauditas. O camisa 10 fez 81 jogos pelo Cruzeiro, sendo 72 como titular. Matheus Pereira soma 12 gols e 17 assistências com a camisa celeste e, em outubro de 2024, foi convocado à Seleção Brasileira.



Cruzeiro x Botafogo: onde assistir, escalações e palpite para o duelo no Mineirão
Cruzeiro anuncia Néiser Villarreal, artilheiro do Mundial Sub-20, como novo reforço para 2026
Transmissão Ao Vivo Santos x Cruzeiro: horário, escalações e onde assistir
Cruzeiro Encerra Brasileirão Diante do Santos visando a Copa do Brasil.
SEMIFINAL COPA DO BRASIL: Cruzeiro x Corinthians: saiba onde assistir, horário, escalações e o que está em jogo!
Alerta ligado! Três titulares do Cruzeiro chegam pendurados para semi decisiva contra o Corinthians
Gol do Corinthians sob suspeita! Imagem viral aponta mão de Memphis e provoca indignação celeste!
Cruzeiro contesta o VAR na CBF e pede revisão do gol de Memphis e do cartão de Romero
Retrospecto poderoso! Cruzeiro leva vantagem histórica contra o Corinthians no Mineirão
Jardim desabafa após derrota e cobra presença da torcida do Cruzeiro antes da decisão contra o Corinthians!