Ao longo de sua carreira, Leonardo Jardim se notabilizou pelo desenvolvimento de jovens jogadores que, posteriormente, foram vendidos por verdadeiras foturnas. No Cruzeiro , o português terá atletas de potencial à disposição e poderá colocar essa habilidade em prática novamente. Apresentado na última segunda-feira (10), na Toca da Raposa II, o lusitano admitiu que gosta de colaborar no crescimento de promessas e citou diversos nomes conhecidos do futebol mundial que comandou em anos iniciais. “Tenho uma queda por ajudar a jogadores jovens. Acho que vendi mais de meio milhão. O primeiro grupo no Sporting... Dier, o Eric, Marco Rojo. Quando vou para o Monaco tive um grupo de jogadores muito grande, que valorizamos, desde o Martial, Bernardo Silva, Lemar, Fabinho, Bakayoko, Mendy, Mbappe... já não tenho espaço na lista para tantos que foram lançados. Tem um grande jogador, um brasileiro, que eu adoro, é o Fabinho”, relembrou o treinador.
O caso de Fabinho foi marcante para Jardim. Foi através do novo comandante do Cruzeiro que o brasileiro mudou de função e subiu de patamar. “O Fabinho estava no Monaco como lateral-direito. Eu achava que ele era um jogador médio como lateral, não era muito bom. Falei com ele para jogar como volante... ele “pô, mas o treinador da Seleção não me quer de volante, meu empresário não me quer de volante”. Então vai jogar a médio nível. Você é meu treinador, se é para jogar como meio, vamos jogar com meio. Em dois anos foi vendido ao Liverpool por 60 milhões”, relatou.
Leonardo Jardim e os milhões arrecadados em vendas. Leonardo Jardim já movimentou 999,1 milhões de euros em vendas de jogadores desde que se tornou treinador de equipes principais. Um levantamento feito Transfermarkt somou os valores das negociações de 65 atletas durante as gestões do português pelos clubes em que passou. Só o Monaco-FRA arrecadou 930,7 milhões de euros com as vendas de 46 atletas durante a “Era Jardim”. Sporting-POR, Braga-POR e Olympiacos também receberam milhões sob o comando do lusitano.
As 10 maiores vendas de jogadores comandados por Leonardo Jardim: Kylian Mbappé para o PSG - 180 milhões de euros (07/2018), James Rodríguez para o Real Madrid - 75 milhões de euros (07/2014), Thomas Lemar para o Atlético de Madrid - 72 milhões de euros (07/2018), Anthony Martial para o Manchester United - 60 milhões de euros (09/2015), Benjamin Mendy para o Manchester City - 57,5 milhões de euros (07/2017), Bernardo Silva para o Manchester City - 50 milhões de euros (07/2017), Fabinho para o Liverpool - 45 milhões de euros (07/2018), Youri Tielemans para o Leicester - 45 milhões de euros (07/2019), Tiemoué Bakayoko para o Chelsea - 40 milhões de euros (07/2017), Geoffrey Kondogbia para a Inter de Milão - 36 milhões de euros (07/2015).
Atualmente, a quantia total das vendas geradas nos trabalhos de Jardim seria de R$ 6,01 bilhões , de acordo com a conversão. Leonardo Jardim, do Cruzeiro, já movimentou quase 1 bilhão de euros em vendas de jogadores. Cruzeiro fará mais contratações? Jardim abre o jogo sobre interesses e conversas. No Cruzeiro, Jardim terá jovens à disposição. Apesar de ter um elenco repleto de medalhões, o Cruzeiro também conta com jovens talentosos. De revelações das categorias de base a contratações feitas nos últimos anos, o clube espera encher os cofres com negociações nos próximos anos.



Cruzeiro x Botafogo: onde assistir, escalações e palpite para o duelo no Mineirão
Cruzeiro anuncia Néiser Villarreal, artilheiro do Mundial Sub-20, como novo reforço para 2026
Transmissão Ao Vivo Santos x Cruzeiro: horário, escalações e onde assistir
Cruzeiro Encerra Brasileirão Diante do Santos visando a Copa do Brasil.
SEMIFINAL COPA DO BRASIL: Cruzeiro x Corinthians: saiba onde assistir, horário, escalações e o que está em jogo!
Alerta ligado! Três titulares do Cruzeiro chegam pendurados para semi decisiva contra o Corinthians
Gol do Corinthians sob suspeita! Imagem viral aponta mão de Memphis e provoca indignação celeste!
Cruzeiro contesta o VAR na CBF e pede revisão do gol de Memphis e do cartão de Romero
Retrospecto poderoso! Cruzeiro leva vantagem histórica contra o Corinthians no Mineirão
Jardim desabafa após derrota e cobra presença da torcida do Cruzeiro antes da decisão contra o Corinthians!