Após o empate sem gols nos Estados Unidos, em amistoso, Cruzeiro e Atlético-MG fazem o primeiro clássico oficial da temporada, neste domingo, às 16h (de Brasília), somente com a presença de cruzeirenses no estádio. O clássico será o primeiro para vários jogadores no elenco, um deles até de forma surpreendente: Dudu.
Cria das categorias de base do Cruzeiro, o atacante passou a integrar o elenco profissional em 2009, aos 17 anos, e entrou em campo diante do Atlético-MG somente uma vez: na final do Campeonato Mineiro de 2011. O jogo foi na Arena do Jacaré, já que o Mineirão estava fechado para reforma visando a Copa do Mundo de 2014. O Cruzeiro era comandado por Cuca, atual técnico do Atlético, perdeu por 2 a 1 na ida, venceu por 2 a 0 na volta e ficou com o título. Em 2010, Dudu chegou a ser relacionado para um clássico no Gigante do Pampulha, mas não entrou em campo. Na ocasião, o Cruzeiro estava envolvido na disputa da final da Libertadores, e Adilson Batista mandou a campo time reserva. O atacante fez apenas um jogo naquele ano e foi emprestado ao Coritiba. Como o Atlético teve o Independência como principal casa entre 2012 e 2019, Dudu não enfrentou o Atlético-MG no Mineirão jogando pelo Grêmio e só foi duelar com o atual rival pelo Palmeiras em 2019.
As lembranças são boas. Em seis jogos contra o Atlético no Gigante da Pampulha, ele marcou dois gols importantes. Em 2021, recebeu de Gabriel Veron e marcou o gol do empate por 1 a 1, que garantiu a passagem do Palmeiras para a final da Libertadores. Em 2023, também garantiu igualdade em um gol, no Mineirão, pelo Campeonato Brasileiro. Aquele gol foi o penúltimo de Dudu antes de sofrer grave lesão no joelho, que o tirou por dez meses dos gramados. O atacante ficou 575 dias sem ir às redes, até marcar na vitória do Cruzeiro sobre o Uberlândia, no domingo passado, e lembrar do gol feito contra o Atlético em 2023: - Meu último gol aqui no Mineirão também foi de cabeça, contra o Atlético Mineiro, naquela mesma trave. Fico feliz pelo gol, pela vitória. Contratado pelo Cruzeiro neste início de temporada e com vínculo até o fim de 2027, Dudu só não foi titular quando poupado por Fernando Diniz e Wesley Carvalho - atual comandante interino. Além do gol contra o Uberlândia, o jogador apareceu bem diante do Itabirito, quando sofreu pênalti convertido por Gabigol na abertura da goleada por 4 a 1.



Cruzeiro x Botafogo: onde assistir, escalações e palpite para o duelo no Mineirão
Cruzeiro anuncia Néiser Villarreal, artilheiro do Mundial Sub-20, como novo reforço para 2026
Transmissão Ao Vivo Santos x Cruzeiro: horário, escalações e onde assistir
Cruzeiro Encerra Brasileirão Diante do Santos visando a Copa do Brasil.
SEMIFINAL COPA DO BRASIL: Cruzeiro x Corinthians: saiba onde assistir, horário, escalações e o que está em jogo!
Alerta ligado! Três titulares do Cruzeiro chegam pendurados para semi decisiva contra o Corinthians
Gol do Corinthians sob suspeita! Imagem viral aponta mão de Memphis e provoca indignação celeste!
Cruzeiro contesta o VAR na CBF e pede revisão do gol de Memphis e do cartão de Romero
Retrospecto poderoso! Cruzeiro leva vantagem histórica contra o Corinthians no Mineirão
Jardim desabafa após derrota e cobra presença da torcida do Cruzeiro antes da decisão contra o Corinthians!