A grave lesão do zagueiro João Marcelo faz a diretoria do Cruzeiro pensar em alternativas para o elenco no começo da temporada 2025. A necessidade ou não de contratação passará pelo crivo do novo treinador, segundo apuração da Itatiaia. O clube celeste espera anunciar a chegada do técnico português Leonardo Jardim nos próximos dias.
De acordo com informações passadas a reportagem, reuniões serão feitas entre o comando da Sociedade Anônima de Futebol (SAF) e o futuro técnico no intuito de bater o martelo por uma eventual contratação para o setor defensivo. O comunicado médico divulgado pelo Cruzeiro nesta segunda-feira (3) sugere que o zagueiro João Marcelo necessitará de bastante tempo para se recuperar plenamente.
Provavelmente, o jogador deve perder a sequência da temporada, tendo em vista que sofreu lesão multiligamentar associada a lesões meniscais no joelho direito. Casos semelhantes no futebol demandaram, recentemente, pelo menos dez meses de recuperação.
Sem João Marcelo disponível, o próximo treinador do Cruzeiro terá à disposição no elenco principal apenas três zagueiros: Fabrício Bruno, Villalba e Jonathan Jesus. Por isso a urgência em definir por um substituto, seja contratado ou promovido da base.
Se não optar pela contratação de um novo zagueiro, a diretoria do Cruzeiro poderia optar pela utilização do jovem Bruno Alves, um dos destaques das categorias de base, e que está em seu último ano de sub-20.
O Cruzeiro espera à saída de Leonardo Jardim do Al-Ain, dos Emirados Árabes Unidos, para anunciar a contratação do treinador. O português tem acordo com a diretoria do clube para assumir o comando celeste até o fim de 2026.
As conversas estão em curso. Na semana passada, o jornal português Record cravou a contratação de Leonardo Jardim pelo Cruzeiro. Segundo apurou a Itatiaia, a diretoria celeste e o estafe do treinador têm acordo apalavrado, mas a oficialização ocorrerá quando o português conseguir a rescisão contratual com o clube emiradense.
O clube mineiro não se manifesta sobre o andamento das negociações. O fato é que o Cruzeiro enviou um representante a Al-Ain, nos Emirados, para negociar as bases contratuais com Leonardo Jardim e acertar a rescisão do treinador com o Al-Ain. Jardim está no comando do Al-Ain desde novembro e vem sofrendo pressão no cargo pelo desempenho modesto no clube.
Em 14 jogos, ele obteve cinco vitórias, quatro empates e cinco derrotas. Nesta segunda (3), o Al-Ain perdeu para o Al-Rayyan, do Catar, no Estádio Hazza bin Zayed, em Al-Ain, pela sétima rodada do Grupo B da Liga dos Campeões da Ásia. O resultado deixou o Al-Ain com dois pontos em sete jogos na competição continental.
Bruno Alves é muito bem avaliado nos bastidores do Cruzeiro. O jovem zagueiro já participou de várias sessões de treino com o time principal e tem contrato com o clube celeste até o fim de 2027. Recentemente, o jogador recebeu propostas do exterior. Clubes dos Estados Unidos e Europa tentaram a contratação do zagueiro, que tem multa contratual de 70 milhões de euros para equipes estrangeiras.
O zagueiro chegou ao Cruzeiro em 2022. Antes, ele fazia parte das categorias de base do Novorizontino. Bruno Alves veio para a Toca da Raposa, inicialmente, para o time sub-17. Ele foi um dos destaques da equipe estrelada nas Copas São Paulo de Futebol Júnior de 2024 e 2025.



Cruzeiro x Botafogo: onde assistir, escalações e palpite para o duelo no Mineirão
Cruzeiro anuncia Néiser Villarreal, artilheiro do Mundial Sub-20, como novo reforço para 2026
Transmissão Ao Vivo Santos x Cruzeiro: horário, escalações e onde assistir
Cruzeiro Encerra Brasileirão Diante do Santos visando a Copa do Brasil.
SEMIFINAL COPA DO BRASIL: Cruzeiro x Corinthians: saiba onde assistir, horário, escalações e o que está em jogo!
Alerta ligado! Três titulares do Cruzeiro chegam pendurados para semi decisiva contra o Corinthians
Gol do Corinthians sob suspeita! Imagem viral aponta mão de Memphis e provoca indignação celeste!
Cruzeiro contesta o VAR na CBF e pede revisão do gol de Memphis e do cartão de Romero
Retrospecto poderoso! Cruzeiro leva vantagem histórica contra o Corinthians no Mineirão
Jardim desabafa após derrota e cobra presença da torcida do Cruzeiro antes da decisão contra o Corinthians!