O Cruzeiro está movimentando-se no mercado de transferências, buscando reforçar sua equipe para as próximas temporadas. Depois de garantir a contratação de Gabigol, que deixará o Flamengo ao final desta temporada, a diretoria do clube agora avalia a possibilidade de trazer Wendell, o lateral-esquerdo atualmente no Porto, de Portugal. Seu vínculo com o clube português vai até junho de 2025, mas a partir de dezembro deste ano, ele poderá assinar um pré-contrato com qualquer outra equipe.
Wendell, que já manifestou o desejo de retornar ao futebol brasileiro, demonstrou interesse no projeto do Cruzeiro e recebeu boas impressões sobre o clube de pessoas do meio esportivo. No time comandado por Fernando Diniz, ele disputaria posição com Marlon e Kaiki, trazendo ainda mais competitividade para a lateral-esquerda da equipe.

Revelado pelo Iraty, Wendell tem passagens por Paraná, Londrina e Grêmio, antes de ser negociado com o Bayer Leverkusen. Após sete temporadas no futebol alemão, chegou ao Porto em 2021. Além disso, ele foi convocado para a Seleção Brasileira por Dorival Júnior e disputou a Copa América nos Estados Unidos. Atualmente em fase final de recuperação de uma lesão, acumula apenas dois jogos na temporada europeia com o Porto.
O possível reforço de Wendell traria experiência e qualidade técnica para o elenco do Cruzeiro, contribuindo para as ambições do clube no futebol nacional e internacional.