Entre os acertos e confusões envolvendo a possível ida do atacante Dudu, do Palmeiras , para o Cruzeiro , o elenco alviverde continua com os trabalhos em campo para enfrentar o Red Bull Bragantino , pela 10ª rodada do Brasileirão, nesta quinta, 20. No entanto, essa não é a única polêmica envolvendo supostas quebras de acordos dentro do clube, que já precisou lidar com uma gestão de crise do técnico Abel Ferreira , quando o treinador português quase acertou sua transferência ao Al-Sadd, do Catar.
Afinal, qual a diferença entre os casos de Abel Ferreira e do atacante Dudu? Ambas negociações apresentam inconsistências já que, um dos lados, apresenta versões diferentes daquilo que é defendido pelos personagens envolvidos, o técnico e o jogador. Quais as diferenças entre o caso Abel e o caso Dudu? O primeiro ponto que difere as duas narrativas está nos órgãos envolvidos nas polêmicas.
Enquanto a novela com Dudu se limitou a uma nota oficial do Cruzeiro informando a desistência da contratação, o Al-Sadd já acionou a Fifa para acompanhar o caso e cobra o pagamento de uma multa por parte do técnico português. O diretor-executivo do clube mineiro, Alexandre Mattos, afirmou ao SporTV que o atacante, de fato, não realizou exames médicos pelo Cruzeiro e, portanto, não assinou nenhum vínculo contratual com o clube celeste.
Do lado palmeirense, a postura foi de manter o compromisso de ter o jogador até o fim do contrato, em 2025, mesmo após a declaração da presidente Leila Pereira, que chegou a afirmar que autorizou a venda do jogador ao adversário. Dessa forma, não há alegações formalizadas contra o jogador ou o Palmeiras de quebra de contrato. Em sua página do Instagram , Dudu se pronunciou afirmando que, de fato, ficou balançado ao receber a proposta cruzeirense, mas reafirmou o desejo de continuar no Palmeiras.
Já na polêmica entre o Al-Sadd e Abel Ferreira, o posicionamento dos catarianos é de que o português chegou a assinar um "documento vinculante", que seria equiparado a um pré-contrato, em novembro de 2023. Por isso, cobra uma compensação de 5 milhões de euros (cerca de R$ 27 milhões) pelo não cumprimento do acordo.
Na época, Abel tinha contrato em vigor com o Palmeiras e, na mesma época, assinou uma extensão até 2025. O caso corre na Fifa e ainda não tem data para ser julgado. O português se pronunciou sobre o caso em duas oportunidades. Na primeira delas, após o duelo contra o Botafogo de Ribeirão Preto, pela Copa do Brasil, Abel afirmou que havia sido questionado diversas vezes sobre a possibilidade de deixar o clube, mas garantiu o desejo de continuar no comando do alviverde.
Desta vez, após a goleada contra o Atlético-MG por 4 a 0 pelo Brasileirão, o treinador comentou sobre as situações onde ambos decidiram seguir no Palmeiras. O técnico classificou como cenários completamente diferentes. "Por favor, não misture as coisas. Água é água, vinho é vinho", definiu. Abel Ferreira ou Dudu podem ser punidos?
No cenário de confirmação que houve descumprimento de um pré-contrato assinado por Abel Ferreira com o Al-Sadd, a Fifa pode julgar como obrigatório o pagamento do valor solicitado pelo clube do Catar. As cifras seriam desembolsadas pelo treinador, mas o clube pode, se quiser, auxiliar no pagamento da multa.
Para o Palmeiras, um cenário de punição só seria criado caso ficasse comprovado que o clube estimulou a quebra do pré-contrato supostamente assinado pelo treinador. Porém, não há indícios de que isso tenha acontecido e, nesse caso, o alviverde é tratado apenas como "terceiro" nesse caso. Já na ida frustrada de Dudu ao Cruzeiro, justamente por não ter havido assinatura contratual de ambas as partes (clube e jogador), o atleta continua normalmente como jogador do Palmeiras, que poderá voltar a negociá-lo futuramente caso queira.
Cabe agora ao técnico Abel Ferreira, enquanto aguarda a decisão judicial do seu caso, administrar o retorno de Dudu aos gramados com a camisa alviverde.



Cruzeiro x Botafogo: onde assistir, escalações e palpite para o duelo no Mineirão
Cruzeiro anuncia Néiser Villarreal, artilheiro do Mundial Sub-20, como novo reforço para 2026
Transmissão Ao Vivo Santos x Cruzeiro: horário, escalações e onde assistir
Cruzeiro Encerra Brasileirão Diante do Santos visando a Copa do Brasil.
SEMIFINAL COPA DO BRASIL: Cruzeiro x Corinthians: saiba onde assistir, horário, escalações e o que está em jogo!
Alerta ligado! Três titulares do Cruzeiro chegam pendurados para semi decisiva contra o Corinthians
Gol do Corinthians sob suspeita! Imagem viral aponta mão de Memphis e provoca indignação celeste!
Cruzeiro contesta o VAR na CBF e pede revisão do gol de Memphis e do cartão de Romero
Retrospecto poderoso! Cruzeiro leva vantagem histórica contra o Corinthians no Mineirão
Jardim desabafa após derrota e cobra presença da torcida do Cruzeiro antes da decisão contra o Corinthians!