A diretoria da Sociedade Anônima de Futebol (SAF) trabalha na recuperação do Cruzeiro, mas estuda vender o clube para o empresário Pedro Lourenço . Os pilares da cúpula estrelada são: responsabilidade fiscal e financeira. Com um time modesto e montado dentro da política de contenção de gastos, os dirigentes celestes se alinham ao que fez um ex-presidente do Flamengo no começo dos anos 2010. “Quando voltamos lá atrás, você vê o Bandeira de Mello (ex-presidente do Flamengo) dando declarações muito parecidas (com a ideia do Cruzeiro hoje). E ele sai escorraçado do posto. Hoje, talvez as pessoas olhem para trás e vejam o que esse cara fez para o Flamengo. Esse é o nosso papel aqui. Estamos dispostos a apanhar, mas fazer algo mais longevo para o Cruzeiro”, disse Paulo André, novo diretor interino de futebol cruzeirense, em sua primeira coletiva de imprensa.
Sem gastar mais do que arrecada e respeitando o orçamento disponível, o clube se distancia de muitas outras equipes no quesito investimento. Dessa forma, vê grandes dificuldades nas disputas, principalmente na Série A do Campeonato Brasileiro. A venda da SAF para o empresário Pedro Lourenço é uma das possibilidades e tem sido conversada nos bastidores, conforme apuração da Itatiaia. A temporada de 2024 para o Cruzeiro começou com desafios e frustrações.
O time foi eliminado na primeira fase da Copa do Brasil. Perdeu para o modesto Sousa-PB e desperdiçou chance de acumular premiações milionárias na competição. Além dessa saída precoce, o time desperdiçou a chance de ser campeão no Campeonato Mineiro. Mesmo com vantagem na final, a equipe viu o arquirrival Atlético virar o segundo jogo da decisão e comemorar a conquista estadual no Mineirão, diante de mais de 62 mil cruzeirenses. Por causa desses fracassos recentes, a ira do torcedor aumentou e os protestos também. Ronaldo, sócio-majoritário da SAF, e seus dirigentes recebem inúmeras críticas.
A diretoria sabe que para encerrar essa rusga e melhorar a relação com a torcida, só as vitórias interessam. “A receita básica é vitória. Ganhar para comprar tempo para poder estruturar o resto. Essa clareza na comunicação e esse diálogo franco talvez aproxime e coloque todo mundo na mesma página. Temos dois exemplos de sucesso na última década que são Flamengo e Palmeiras”, ressaltou Paulo André.
Uma das grandes potenciais do futebol sul-americano, o Flamengo passou por um duro processo de recuperação a partir de 2013. E foi justamente no primeiro mandato presidencial de Eduardo Bandeira de Mello que o clube carioca iniciou o seu processo de retomada. Bandeira de Mello pregou a responsabilidade financeira e pensou em um Flamengo como o clube mais organizado do país. Mesmo em 2013, o primeiro ano da recuperação, o Rubro-Negro faturou uma Copa do Brasil. No ano seguinte foi o campeão Carioca. Em 2015 e 2016 não conquistou títulos, mas pavimentou o caminho para empilhar taças no futuro.
Entre 2017 e 2023 foram 18 títulos, dentre esses da Copa Libertadores, Campeonato Brasileiro, Copa do Brasil, Recopa Sul-Americana, dentre outros. O Palmeiras também passou por um duro processo de recuperação financeira com os presidentes Paulo Nobre e Maurício Galiotte. O clube pagou inúmeras dívidas, modernizou o seu centro de treinamento, o seu estádio e empilhou títulos importantes. Foram conquistados nos últimos anos duas Copas Libertadores (2020 e 2021), a Recopa Sul-Americana de 2022, quatro títulos brasileiros (2016, 2018, 2022 e 2023), duas Copas do Brasil (2015 e 2020), a Supercopa do Brasil de 2023, além do tetracampeonato paulista (2020, 2022, 2023 e 2024).



Cruzeiro x Botafogo: onde assistir, escalações e palpite para o duelo no Mineirão
Cruzeiro anuncia Néiser Villarreal, artilheiro do Mundial Sub-20, como novo reforço para 2026
Transmissão Ao Vivo Santos x Cruzeiro: horário, escalações e onde assistir
Cruzeiro Encerra Brasileirão Diante do Santos visando a Copa do Brasil.
SEMIFINAL COPA DO BRASIL: Cruzeiro x Corinthians: saiba onde assistir, horário, escalações e o que está em jogo!
Alerta ligado! Três titulares do Cruzeiro chegam pendurados para semi decisiva contra o Corinthians
Gol do Corinthians sob suspeita! Imagem viral aponta mão de Memphis e provoca indignação celeste!
Cruzeiro contesta o VAR na CBF e pede revisão do gol de Memphis e do cartão de Romero
Retrospecto poderoso! Cruzeiro leva vantagem histórica contra o Corinthians no Mineirão
Jardim desabafa após derrota e cobra presença da torcida do Cruzeiro antes da decisão contra o Corinthians!